São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robô-cirurgião é apresentado em clínica da Alemanha

DA "REUTERS"

Um robô-cirurgião, considerado o primeiro do tipo, foi apresentado ontem na Clínica Virchow, da Escola de Medicina da Universidade Humboldt, em Berlim (Alemanha). O robô, que deverá se especializar em cirurgias de boca, face e mandíbula, foi apelidado de "Otto".
"O robô deverá ser usado em cirurgias da clínica dentro de um ano", afirmou Ernst Heissler, diretor da clínica. Segundo a equipe, uma única combinação de equipamentos, incluindo o uso de imagens tridimensionais da face ou da mandíbula, permitiu ao braço do robô se movimentar com alto nível de precisão. O robô custou US$ 1,7 milhão até agora e já está previsto o gasto de mais US$ 2,8 milhões para terminá-lo.
"Os robôs em salas de cirurgia são indispensáveis quando funcionam para o cirurgião como uma terceira mão ou quando é preciso fazer perfurações, incisões e costurar", informou a clínica. "Isso não significa que o cirurgião será afastado da mesa de cirurgia, mas que ele terá melhores ferramentas à sua disposição", disse Heissler.

Texto Anterior: Concurso escolhe melhores fotos sobre a vida selvagem
Próximo Texto: Clinton propõe meta contra poluentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.