São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997 |
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Evite problemas ao fazer reclamações Evite problemas ao fazer reclamações: -Não há direito sem prova. Tente se munir de todo tipo de documento (cartas, boletos bancários, fotos) para poder exigir seus direitos -Procure ir pessoalmente à empresa para fazer sua queixa. Leve uma carta de reclamação em duas vias para a empresa, peça que um funcionário assine e carimbe. Fique com uma delas -Se a reclamação for feita por telefone, anote data, horário, nome do atendente e o que ele disse -Organize-se. Cheque com antecedência os documentos exigidos para a formalização da queixa. Caso contrário, o atendente pode pedir-lhe que "volte mais tarde" -Recuse-se a entregar os documentos ou boletos bancários pagos originais. Há o risco de extravio e de outra cobrança -Reconhecimento de firma e procurações podem ser levadas a qualquer cartório. Como os do centro da cidade costumam ter muitas filas, procure os de bairros mais afastados e evite o horário de almoço Fonte: Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Texto Anterior: Empresas públicas 'estressam' consumidor Próximo Texto: Ouvidorias recebem queixas Índice |
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