São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lixo hospitalar é encontrado em área rural no interior de SP

WAGNER OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

A polícia de Tatuí (135 km de SP) está apurando as responsabilidades pelo depósito irregular de lixo hospitalar em uma área rural do município.
Uma quantidade de lixo hospitalar que caberia em um caminhão foi jogada a 15 metros do rio Sorocaba, à beira de uma estrada vicinal de terra. No lixo havia gases, seringas, material de soro e matéria orgânica em decomposição.
Guias de internação e prontuários de pacientes do hospital São Bernardo, de São Bernardo do Campo (ABCD), foram encontrados parcialmente incinerados.
O chefe da Vigilância Sanitária do município, Sérgio Guedes da Costa, disse que provavelmente o lixo foi levado de São Bernardo do Campo para Tatuí, cidades distantes cerca de 150 quilômetros.
Costa afirmou que o lixo hospitalar poderia causar contaminação em alguma pessoa que o manuseasse.
Segundo ele, havia também a possibilidade de a água da chuva arrastar o lixo para o rio Sorocaba, que na localidade tem um grau baixo de poluição.
O lixo foi descoberto por Antonio Teodoro, que é presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e tem um pesqueiro perto do local onde foram jogados os objetos. Um inquérito foi aberto pela polícia após a denúncia.
O diretor do hospital São Bernardo S/A, Roberto Saad, disse que não sabe por que motivo o lixo hospitalar teria sido jogado em Tatuí.
Ele afirmou que a Prefeitura de São Bernardo do Campo recolhe o lixo no hospital e se encarrega de queimá-lo.
A Agência Folha tentou contato com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, mas não encontrou funcionário competente por ter sido ontem ponto facultativo para o funcionalismo municipal.

Texto Anterior: Mulher mais velha do Brasil entra em coma
Próximo Texto: Trem da CPTM descarrila e três estações são fechadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.