São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O movimento de queda das bolsas do Sudeste Asiático começou com a crise monetária tailandesa e se espalhou pelos demais países emergentes da região a partir de julho passado.
2 de julho: o governo tailandês decide fazer flutuar o baht, moeda local, na tentativa de solucionar uma grave crise econômica. O valor do baht em relação ao dólar cai 18% instantaneamente.
11 de julho: uma semana depois da iniciativa tailandesa, as Filipinas fazem o mesmo, provocando uma queda de 6,4% no valor de câmbio do peso.
2 de agosto: o FMI (Fundo Monetário Internacional) negocia com o governo tailandês a concessão de um empréstimo emergencial de US$ 17,2 bi.
11 de agosto: o dólar de Cingapura chega a seu valor mais baixo em três anos em relação ao dólar norte-americano; o ringgit malaio tem desvalorização recorde.
14 de agosto: a Indonésia deixa sua moeda flutuar aos valores de mercado.
20 de setembro: a iniciativa japonesa de criar um fundo para enfrentar a crise monetária regional é recebida com frieza pelo G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo.
8 de outubro: a Indonésia se coloca voluntariamente sob a tutela do FMI.
14 de outubro: o dong vietnamita é desvalorizado de fato em 5%.
19 de outubro: o ministro das Finanças da Tailândia, Thanong Bidaya, é demitido.
20 de outubro: começam protestos de rua na Tailândia pela renúncia do primeiro-ministro.
23 de outubro: Hong Kong registra queda de 10,4%, a maior em dez anos.
24 de outubro: Hong Kong recupera-se em 6,9%. As bolsas européias são atingidas -Londres cai 3% e Frankfurt, 4,66%. No mesmo dia, a Bolsa de Valores de São Paulo registra queda de 2,98% e a Bolsa mexicana perde 2,74%.
27 de outubro: a bolsa de Hong Kong volta a surpreender, caindo mais 5,8%. Na região, Sidney e Seul sentem o impacto, registrando -3,2% e -3,28% respectivamente. Londres, Frankfurt e Madrid abrem os pregões em queda e o mesmo acontece horas depois em Nova York.

Texto Anterior: NY tem queda recorde e suspende pregão
Próximo Texto: 'Taxa de confiança' dos empresários cai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.