São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonda deverá pousar em um cometa

RICARDO ZORZETTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa (agência espacial dos EUA) está desenvolvendo o projeto Deep Space 4 -Champollion-, que deverá lançar em 2003 duas espaçonaves, uma nave-mãe carregando um veículo de pouso, para estudar o cometa Tempel 1.
O objetivo da missão é coletar amostras de solo da superfície do cometa e trazê-las de volta à Terra para serem analisadas.
As naves deverão permanecer na órbita do cometa durante cerca de três meses tirando fotos. A descida do pousador à superfície do cometa deverá ser controlada por um sistema autônomo de navegação, tecnologia que será inaugurada pela missão Deep Space 1.
"Antes de retornar, a nave deverá perfurar a superfície do cometa, onde passará cerca de cem horas, para coletar amostras do solo", disse a engenheira espacial brasileira Jacqueline Lyra, 35, responsável pelo controle de temperatura do projeto Deep Space 4 (Espaço Profundo 4, em inglês).
Segundo a pesquisadora da Nasa, essa missão deverá chegar à Terra em 2010, trazendo o material coletado. Jacqueline Lyra, que está no JPL desde 1988 e participou das missões Cassini-Huygens e Mars Pathfinder, esteve essa semana em São Paulo, no 6º Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade.

Texto Anterior: O propulsor de nova geração
Próximo Texto: A força da ciência está na sua universalidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.