São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prejuízo ambiental; Arte/Cidade; Reeleição; Brasil real; Interrogação; Incompetência; Hemodiálise; Seguro-saúde; ISO 9002; Explicação

Prejuízo ambiental
"Sobre a reportagem 'Comissão aprova projeto para facilitar desmatamento' publicada à pág. 3-15 (Cotidiano) em 23/10, gostaria de expressar a minha preocupação com o perigo que esse projeto representa, além da minha indignação pela ignorância do autor do projeto tanto quanto dos sete que votaram a favor.
Não seria mais lógico, mais coerente e mais consciente, investir na otimização e na modernização da agricultura brasileira, aumentando a sua produtividade, antes de se pensar em desmatar mais áreas para se plantar?"
Mohamed Habib, professor titular do curso de Ecologia do Instituto de Biologia da Unicamp (Campinas,SP)

Arte/Cidade
"Verbas faraônicas são gastas em eventos cujos resultados são catastróficos. Depois da exposição, as obras de artesãos são atiradas em qualquer lugar, sendo mais um fator responsável pela sujeita da cidade e por entupimento das galerias.
Desejo me solidarizar com o jornalista Mário Cesar Carvalho, esperando que ele continue a dar nome aos bois, e espero e fico torcendo para que muito em breve a cultura seja privatizada para o bem das artes e dos artistas."
Rubens Parada Quiroga (Mogi das Cruzes, SP)
*
"Sem condições de interpretar, problematizar, refletir e polemizar na área artístico-cultural, a Folha parte para o sensacionalismo: em reportagem à pág. 1-4 (Brasil) em 25/10, sobre o evento Arte/Cidade, ataca um conjunto de jovens, portadores do novo e intrigante.
Se há questões criminais com o patrocínio, então todos gostaríamos de vê-las esclarecidas, apresentando-se provas.
Conhecendo o trabalho dos mencionados, particularmente o de Renata Motta, a quem oriento na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, expresso indignação. Enfrentem o pai, o curador ou as estrelas e, se possível, a proposta."
Maria Cecília França Lourenço (São Paulo, SP)

Reeleição
"Tenho observado que o nosso querido presidente está mais preocupado com seu futuro mandato do que com o atual. Sugiro que o mesmo renuncie, pois então terá bastante tempo para cuidar de seus interesses pessoais."
Dyrson Alves (Kaiserslautern, Alemanha)

Brasil real
"Em tempos modernos, no Brasil, 'príncipes e reis' construíram uma muralha em que o povo ficou do lado de fora, indefeso e inerme à ação dos predadores de todo o mundo."
Mendes Leoni (Ibirité, MG)

Interrogação
"Como é possível o Edmundo e o Ronaldinho estarem em débito com a entrega de declaração de IR, se para viajarmos para o exterior somos obrigados a apresentar nossa última declaração de IR para obtermos os vistos?"
Alvaro Staut Neto (Pindamonhangaba, SP)

Incompetência
"O problema do Corinthians está nos seus péssimos dirigentes, que são desqualificados para exercerem a função a que se propõem.
Evidentemente, jogadores e comissão técnica podem falhar, mas esse fato não justifica gastos onerosos e exagerados com enormes prejuízos.
Abrão Hleap (São Paulo, SP)

Hemodiálise
"Quero manifestar repúdio ao arquivamento pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco do processo contra os médicos Bráulio Coelho e Antônio Bezerra Filho, envolvidos na morte de 70 pacientes renais crônicos em Caruaru.
Os diretores das unidades de diálise são responsáveis em assegurar qualidade de vida aos seus pacientes, o que implica em observar rigorosamente as normas de segurança. Justiça seja feita.
Esses senhores provaram que não são capazes de exercer eticamente a medicina."
Neide Barriguelli, presidente da Federação das Associações de Renais e Transplantados do Brasil (São Paulo, SP)

Seguro-saúde
"Como médico e professor universitário, acompanho com interesse a questão da cobertura de procedimentos pelos seguros-saúde.
Gostaria de levantar a seguinte questão: até quando procedimentos corriqueiros realizados diariamente nos mais diversos hospitais e clínicas do Brasil, tais como cirurgias cardíacas e transplantes de órgãos e tecidos, serão considerados como de 'alta complexidade' e, portanto, não cobertos pelas seguradoras de saúde?"
Eduardo Rocha, da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, RJ)

ISO 9002
"Cumprimentos à Folha pela conquista do certificado ISO 9002."
Odilon Brandão Melo, diretor-presidente da DI-CI Logística - Armazenagem e Transporte Ltda. (Barueri, SP)

Explicação
Em relação à reportagem publicada na Folha, em 20/10, à pág. 1-9 (Brasil), veiculando informações tendenciosas e sem fundamento, envolvendo o meu nome e minha reputação, dirijo-me a este jornal para exigir o direito de resposta no mesmo caderno e na mesma página.
A indicação do meu nome para chefe do 1º DRF do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagens), no Amazonas, obedeceu aos trâmites legais a que são submetidas as pessoas escolhidas para ocupar cargos de confiança.
Determinadas colocações são levianas porque isentas de fundamento, como no caso da ação impetrada contra a Suframa, e, assim processada no legítimo direito de buscar a prevalência da garantia dos direitos individuais, atitude personalíssima e cuja argüição só diz respeito às partes interessadas e a mais ninguém.
Ademais, cumpre ressaltar o fato de que tal ação se encontra "sub judice", e com sentenças favoráveis, tornando cristalino o direito de exigir o pagamento do valor cobrado, uma vez que é devido e incontestável, como reconhecido na ação cautelar, cuja decisão foi objeto de reprodução nesse periódico.
No que diz respeito a quaisquer processos que tramitem em meu nome, e mais precisamente em relação ao processo que equivocadamente o repórter cita como sendo de estelionato -o que não é, e assim constitui ofensa grave contra minha pessoa-, faço valer o meu direito de resguardar-me de emitir qualquer opinião, uma vez que presentemente faço valer meu direito de defesa em juízo competente, o que diz respeito, única e exclusivamente, a minha pessoa.
Por fim, quero esclarecer que a indicação de meu nome para ocupar o supra-referido cargo não constitui objeto de meras negociações políticas, mas adveio sobretudo de toda uma reputação construída na lisura e na competência quanto ao desempenho.
Sou acima de tudo, um técnico competente e cuidadoso, como pode ser comprovado a qualquer tempo e em qualquer lugar.
Wellington Lins de Albuquerque (Manaus, AM)

Texto Anterior: Um novo seguro do acidente de trabalho
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.