São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padre católico usa método de evangélicos

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Com 30 anos, olhos verdes, porte atlético e muitas promessas de curas milagrosas, o padre Marcelo Rossi é hoje a mais poderosa arma da Igreja Católica contra a perda de fiéis para os evangélicos. Ele juntou mais de 70 mil fiéis no último domingo no estádio do Morumbi. Seu sucesso é baseado no uso das mesmas armas dos evangélicos que quer combater.
O programa do padre Marcelo na rádio América é líder de audiência no horário noturno em São Paulo. Ele ficou conhecido por criar o "Terço Bizantino", espécie de oração. Sua missa é transmitida aos domingos pela Jovem Pan.
O padre também tem um programa na Rede Vida. Na semana passada, a frase usada na oração do "Terço Bizantino" era o tema do encontro do Morumbi. No programa, repetia várias vezes: "Eu sou feliz por ser católico, eu sou feliz por ser católico...".
Para conquistar fiéis, o padre usa métodos comuns aos evangélicos, como curas e muita oração.
A celebração no Morumbi, por exemplo, começou com "testemunhas de cura". O radialista Altierez Barbiero, da rádio América, contou que sua filha tinha um nódulo no pescoço. Pediu para o padre Marcelo rezar por ela. "Na mesa de operações, depois que ela estava anestesiada, a médica percebeu que o nódulo havia sumido. Disse que foi um milagre."
Questionado sobre seus poderes curativos, o padre Marcelo afirma: "Não sou eu quem curo, é Jesus".
No Morumbi, ajoelhado, o padre Marcelo falava que sentia que alguém ali "usava um colete porque tinha problemas entre a quarta e a quinta vértebra da coluna".
Então, pedia para que essa pessoa batesse palmas. Vários batiam. "Jesus está trabalhando na sua coluna para curá-lo", afirmava.
Em entrevista no intervalo do evento, o padre Marcelo explicou como capta as doenças de seus fiéis. "Às vezes eu sinto a dor da pessoa. Ontem mesmo eu estava na rádio e saí mancando. Outras vezes é uma imagem que aparece. Você vai falar que eu sou paranormal, mas nunca tive isso, só acontece durante a oração", diz.
O padre diz que Jesus Cristo "fazia muito isso, chegava e sabia o que estava no coração da pessoa".
A atuação do padre Marcelo está dividindo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O presidente da regional oeste da CNBB, d. Fernando Figueiredo, apóia o padre, que pertence a sua diocese. O bispo, inclusive, celebrou a missa no Morumbi.
"Atribuo o sucesso do padre Marcelo ao sentido religioso, mas com uma abertura para o outro na solidariedade", diz o bispo.
Já para d. Antônio Queiroz, ex-secretário-geral da CNBB, o padre Marcelo é "fruto de uma doença, uma neurose religiosa". Ainda para ele, o padre é cercado por pessoas "ingênuas" ou "que querem se aproveitar do povo".
Para o padre Marcelo, seu sucesso pode ser explicado pelo resgate da devoção e das orações. "A igreja se voltou para o lado social e é necessário ressaltar o espiritual."

Texto Anterior: Touro quebra perna de cacique Raoni
Próximo Texto: Fiéis retaliam jornal no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.