São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP terá prevenção a câncer de próstata

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do início de 98, o Estado de São Paulo terá um programa de prevenção ao câncer de próstata que deve ser adotado por todos os hospitais e centros de saúde pública estaduais.
O projeto, do deputado Milton Flávio (PSDB-SP), foi aprovado pela Assembléia Legislativa no início de outubro e sancionado pelo governador Mário Covas no último dia 31. Com a nova lei, a rede pública de saúde será obrigada a realizar gratuitamente o exame para detecção da doença.
Segundo o programa, homens a partir dos 50 anos que visitem um hospital serão orientados a fazer o exame. Faz parte da prevenção o exame de toque retal e de sangue PSA (que dosa o antígeno prostático específico).
"Os dois exames garantem em 95% dos casos um diagnóstico correto da doença", diz Flávio.
Segundo ele, a doença aparece em 10% dos homens entre 50 e 60 anos. O percentual aumenta de acordo com a idade, chegando a 35% em homens de 70 a 79 anos. "Temos 90 dias a partir da sanção da lei para criar uma comissão que desenvolverá a linha do programa. Os primeiros passos serão capacitar profissionais, divulgar a prevenção e iniciar os exames."

Texto Anterior: Pesquisador quer coquetel quádruplo
Próximo Texto: Idoso terá vacinação contra gripe em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.