São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Febre amarela; Você decide; Procuram-se lideranças; Empenho; Globalização; Indignação; Arte/Cidade; Internet; Semelhanças; Eleições eternas; Direitos; Desinformação

Febre amarela
"Roberto Campos é o máximo em alegoria quando incursiona das geociências à epidemiologia em seu artigo 'O contágio da febre amarela', em 2/11: O mestre provavelmente não sabe que, até aqui, perdura um mistério epidemiológico.
A febre amarela, em condições naturais, só ocorre na África e nas Américas, Central e do Sul; tem poupado a Ásia que reúne todas as condições favoráveis, em termos de mosquitos e de animais reservatórios, mas não exibe a febre amarela."
Arary da Cruz Tiriba (São Paulo, SP)

Você decide
"A oposição comandada pelo PT anunciou o seu programa para combater FHC nas eleições presidenciais.
O ponto principal é desatrelar o real do dólar, alterando o câmbio e os juros. Isso quer dizer a volta da inflação com a mudança em 180 graus da política econômica.
A alimentação ficará mais cara e as privatizações serão eliminadas. A consequência é a continuidade do cabide de empregos dos setores de eletricidade, petróleo e comunicações, prevalecendo, assim, as altas tarifas estatais.
Adeus ao real e aos bons tempos! Você decide em quem vai votar no próximo ano."
Tito Livio Fleury Martins (São Paulo, SP)

Procuram-se lideranças
"Estranhamos muito a influência de Paulo Maluf sobre a população do Estado de São Paulo, considerada a mais intelectualizada, com as melhores universidades e o empresariado mais esclarecido, mas incapaz de forjar uma liderança moderna, sem o ranço da ditadura, sem a prepotência e corrupção endêmica que encarnam Maluf."
Odilon Nunes Botelho Jr. (Brasília, DF)

Empenho
"Com todo respeito ao presidente FHC de quem sempre fui e sou eleitor, quer nos parecer que o presidente foi levado à vala comum dos políticos pela 'curriola' que o cerca.
Ora, se na emenda pela reeleição ele era o maior interessado, e para tanto se empenhou -de corpo e alma junto aos congressistas-, pergunta-se: por que ele não faz o mesmo em relação às demais reformas, por sinal muito mais necessárias?"
Carlos Miguel Gandolfi (Belo Horizonte, MG)

Globalização
"Cumprimentos à Folha pelo presente que nos foi legado no último domingo por meio do caderno Globalização, necessário e indispensável à compreensão do que se passa no mundo moderno."
Jorge Massad (São Paulo, SP)
*
"A Folha está de parabéns pelo excelente caderno Globalização, em sua edição de 2/11. Apesar de não esgotar o assunto, pôde oferecer a dimensão exata dos efeitos nocivos e predatórios da globalização, essa 'moderna' forma de exploração do capitalismo."
Luiz Marinho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (São Bernardo do Campo, SP)

Indignação
"A propaganda do 'Partido dos Trabalhadores' criticando a política de FHC deixou-me indignado.
O PT esquece-se de informar à população que a meta dos 'cinco dedos' do governo FHC não está sendo atingida por culpa dele próprio, que não aceitou diálogo com o presidente e só vota contra as reformas estruturais na Constituição."
William James Pereira Junior (Jandaia do Sul, PR)

Arte/Cidade
"A respeito do artigo de Marcelo Rubens Paiva sobre o evento Arte/Cidade em 1º/11 (Ilustrada), parabéns ao jornalista pela clareza expressa.
Nos últimos tempos, me chama a atenção como alguns cidadãos, diante de um projeto político neoliberal, se colocam com conivência ou com histeria."
Ana Maria Siqueira Leal (São Paulo, SP)

Internet
"As grandes corporações de comunicação, acostumadas à manipulação da notícia, raciocinam que na Internet isso também é possível.
Criam um provedor e 'fecham' sua 'home page' exigindo pagamento para a entrada! Ridículo!
Na Internet a manipulação é muito minimizada, dado o público seleto que a acessa, dada a própria característica da mesma.
Eu não quero um provedor gigante! Prefiro um provedor honesto!"
Anacleto Bretas Ciccione (São Paulo, SP)

Semelhanças
"Quem se dispuser a pensar um pouco, com consciência, verá que o ministro Sérgio Motta e o jogador Edmundo, do Vasco da Gama, paranóico nato, são o retrato fiel e aterrador do Brasil dos anos 90. O nome do filme? Os Gêmeos do Mal."
Marly Beatriz Villela Vasconcelos (Uberaba, MG)

Eleições eternas
"No Brasil, especialmente em São Paulo, deveria ser sempre 'véspera de eleições'. A limpeza pública melhora, o policiamento preventivo também e recomeçam-se as obras do metrô."
Lídia F. de Carvalho (São Paulo, SP)

Direitos
"Infelizmente continuamos com uma oposição que, a cada dia, faz questão de realçar que é tão medíocre quanto incompetente.
Em artigo de 30/10, à pág. 1-3, juntaram-se um sindicalista, um deputado federal e um ex-prefeito para tentar expor à execração pública o presidente, um ministro e todo o governo, repetindo sempre os mesmos chavões.
Afora outras considerações, dizer que o ministro agiu com truculência porque fez o certo ao defender e exigir respeito à sua família, é negar todos os direitos e princípios de qualquer cidadão deste país.
O que a família de cada um tem a ver com greves, grevistas e os conhecidos bate-paus de portões de fábrica?"
William Telles (Caçapava, SP)

Desinformação
"É lamentável que numa época de tantas carências psicológicas, de tanto vazio emocional e de tanta ignorância, quando as trevas da desinformação conservam cegos milhões de brasileiros, a televisão se contente em ser apenas perigoso instrumento de colonização psíquica, confundindo os valores morais de nossa sociedade como se vê na guerra pelos pontos nas pesquisas."
Marcos Osmar Schultz (Belo Horizonte, MG)

Texto Anterior: A privatização da CPFL
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.