São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pepebista já dá conselhos a FHC

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Nem bem declarou apoio à reeleição de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf já começou a tentar influir no formato da campanha tucana.
"O presidente fará uma campanha eletrônica. Não terá como dar seu apoio regionalmente, pois isso seria ruim para ele", disse Maluf.
Na avaliação do pepebista, que diz ter dito isso a FHC, o presidente não poderá declarar apoio a quase nenhum candidato a governo estadual. Nem mesmo em São Paulo.
"Ele (FHC) pode ir lá e dizer que vota no candidato do PSDB, que pode ser o Mário Covas ou algum outro. Bom, eu disse que tive 7 milhões de votos e terei muito mais agora. Se ele declarar apoio a algum candidato, pode perder votos", afirmou o ex-prefeito.
Maluf não revela detalhes do seu café da manhã com FHC. "Seria indelicado, pois nós estávamos a sós", diz. Segundo ele, foi uma conversa sincera, em que os dois puderam falar francamente sobre como será a campanha de 98.
O pepebista também passou o dia dizendo que sua decisão é irreversível. "Já dei meu apoio ao presidente Fernando Henrique e não voltarei atrás. Sou apenas candidato ao governo de São Paulo."
A decisão sobre o apoio teria sido tomada "há uns dois ou três meses". Foi anunciada agora porque Maluf diz ter ficado preocupado que o taxassem de oportunista: "Se eu esperasse mais, iriam dizer que eu queria me aproveitar das turbulências recentes nas Bolsas".
Eis a explicação sobre o seu processo decisório a respeito da candidatura: "Decidi ser candidato ao governo de São Paulo porque apareço na frente nas pesquisas, como o nome favorito. E vou apoiar o presidente Fernando Henrique porque ele é o melhor candidato".
Maluf finalizou ontem também um acerto com o PFL, que o apóia na disputa pelo governo paulista e deve indicar o candidato a vice.
Em troca, segundo a Folha apurou, Maluf ofereceu o apoio do PPB para eleger representantes do PFL às presidências da Câmara e do Senado em 1999.

Texto Anterior: Maluf diz a FHC que será candidato em SP
Próximo Texto: Serra diz que o apoio é 'frufru'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.