São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Previ é a maior investidora nos leilões

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, é a maior investidora individual nas privatizações do país, tendo participações em 11 ex-estatais, incluindo a Vale, e fazendo parte do grupo controlador da maioria delas.
Além disso, a fundação participa do capital da Americel, que ganhou a concorrência para explorar a banda B da telefonia celular na região Centro-Oeste, com aproximadamente 6% do capital total.
No setor elétrico, a Previ participa dos grupos que compraram as três últimas distribuidoras privatizadas. Além da CPFL, também é uma das donas da Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia) e de parte da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), que atua no Rio Grande do Sul. Na Coelba, possui 20% da empresa que comprou 62,5% da ex-estatal. Na CEEE, o fundo detém 2% do capital da controladora da parte norte-nordeste da ex-estatal gaúcha.
A fundação ainda participa do controle da Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas) -é dona de 22% do capital votante da GTD, empresa que possui 25% do controle da distribuidora de energia.
No setor siderúrgico, a Previ participa do capital de quatro das seis maiores usinas do país: CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Usiminas (Usina Siderúrgica de Minas Gerais), Acesita (Aços Especiais de Itabira) e CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão).
Detém 10,5% das ações ordinárias (com direito a voto) da CSN, é a maior acionista individual (23,9% das ações ordinárias) da Acesita e, na CST, participa do controle por meio da Acesita, detentora de 39,16% das ações ordinárias da siderúrgica capixaba.
Na Usiminas, a Previ possui 15% do capital votante, mas não é integrante do grupo controlador.
A Vale do Rio Doce, maior exportadora brasileira, é a principal ex-estatal da qual a Previ é uma das controladoras. Mesmo antes da privatização, ela detinha cerca de 8% do capital da mineradora.
Na privatização, comprou cerca de 25% da Litel, empresa que hoje possui 39,2% do capital da Valepar, a controladora da Vale.
A Previ é ainda dona de 27,8% do capital votante da Embraer e de 20% da empresa que assumiu o controle do Terminal de Contêineres do Porto de Santos.

Texto Anterior: Queda de tarifas só em 5 anos, dizem consórcio e secretário
Próximo Texto: Entenda o que são os fundos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.