São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta em outubro foi de 0,22%

DA REDAÇÃO

Os preços subiram 0,22%, em média, em São Paulo no mês passado, segundo o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe. Em setembro, tinham ficado estáveis.
O aumento de outubro se deve basicamente a alimentos, que subiram 0,68%. A alta nesse período do ano é normal, devido à entressafra de alguns produtos. A pesquisa da Fipe mostrou que o arroz liderou com 7,54% no mês.
A carne bovina, refletindo a redução de oferta de boi e o aumento dos preços no atacado, também passou a pesar mais no bolso dos paulistanos, com alta de 2%.
Os custos com habitação continuam diminuindo, devido a reajustes menores nos aluguéis e nas tarifas públicas. No mês passado, o aumento médio foi de 0,12%, o menor registrado no Plano Real.
Esse aumento menor no setor se deve, ainda, à contínua queda dos preços dos materiais eletroeletrônicos, que acumulam redução de 5,5% nos últimos 12 meses. Aparelhos de som, por exemplo, custam 13% menos do que há um ano, diz a Fipe.
As despesas pessoais, devido à pressão de cigarros, acumularam alta de 0,77% no mês passado. Já vestuário voltou a fechar em queda (-0,94%), uma tendência que ocorre desde julho.
A inflação acumulada nos últimos seis meses em São Paulo foi de 1,55%, com média mensal de 0,26%. Essa taxa mensal, projetada para 12 meses, daria 3,17%.

Texto Anterior: Entenda por que os juros altos derrubam a inflação
Próximo Texto: Agora, serviços lideram queda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.