São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como conciliar colégio e vestibular e passar nos dois

GIOVANA GIRARDI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Organizar o tempo para dar conta das matérias do 3º ano e rever as dos anos anteriores é a recomendação unânime dos professores para quem quer sair do colégio e ao mesmo tempo entrar na faculdade.
"O aluno tem de organizar o tempo, não esquecendo que, ao estudar para as provas do colégio, ele também estuda para o vestibular", diz o professor de história do colégio Bandeirantes Roberto Nasser.
Mas essa não é uma tarefa fácil. Lígia Mendes Soares, 19, que hoje cursa publicidade, foi reprovada no 3º colegial em três matérias, mas foi aprovada no vestibular da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).
Ela tentou recorrer, mas não conseguiu o diploma. Como não pretendia cursar o 3º ano novamente, fez as malas e se mudou para o Rio de Janeiro.
Lá, cursou um supletivo de seis meses. Durante esse período, fez 32 provas, mas há quem tenha feito 104 em 15 dias e hoje está na faculdade.
Depois da maratona de provas, Lígia prestou vestibular no meio do ano e entrou: "Era o jeito mais rápido de conseguir o diploma e entrar na faculdade".
Como o Bandeirantes, algumas escolas antecipam o calendário de provas para facilitar a vida do aluno. É o caso do colégio estadual Brasílio Machado. Os últimos testes são feitos no dia 17 de novembro.
Além disso, aluno reprovado em até duas matérias tem a chance de recuperação: "Procuramos considerar o desempenho geral. É feita uma avaliação global no conselho de classe, para que ele não seja prejudicado", diz o coordenador do 2º grau, José Roberto Guido Pereira.
(GG)

Texto Anterior: VEJA SE APRENDEU
Próximo Texto: Aniversário da Revolução Russa pode inspirar os examinadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.