São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente do Chile contesta Pinochet

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente do Chile, Eduardo Frei, enfrenta um ambiente de tensão com o Exército do país, após ter vetado a promoção de um oficial proposta pelo general Augusto Pinochet, ex-ditador e ainda comandante das Forças Armadas.
Frei vetou a ascensão a general do brigadeiro Jaime Lepe. A mudança na hierarquia militar tem sido uma manobra estratégica de Pinochet antes de deixar o Exército, em março próximo, para tornar-se senador. Na semana passada, o presidente aprovou uma indicação de Pinochet, que elegeu o general Jaime Izurieta para sucedê-lo no cargo de comandante máximo.
"Cumpri minhas obrigações sem levar em conta qualquer tipo de pressão", afirmou ontem o presidente. O Exército fez um comunicado, assinalando a "preocupação" do alto comando.
Pinochet cancelou uma viagem a Concepción. "Irei à Câmara Alta na condição de senador vitalício defender as Forças Armadas", declarou o general.

Texto Anterior: Malvinas não serão tema da ida de Menem
Próximo Texto: Menem vai tentar falar das Malvinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.