São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
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Indústria deixará de vender 50 mil carros

Previsão foi feita por Miguel Jorge, da Volks

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O vice-presidente para assuntos corporativos da Volkswagen do Brasil, Miguel Jorge, disse ontem que a indústria automobilística deve encerrar o ano com a comercialização de 50 mil veículos a menos do que a previsão inicial, que era de 2,1 milhões.
Sobre as consequências da alta dos juros para o nível de emprego e a atividade econômica, Jorge afirmou que estudos já feitos pela montadora não indicam nenhum desaquecimento nos próximos dois meses.
"Talvez uma pequena redução, que você pode até aproveitar, no fim do ano, para fazer os ajustes necessários em termos de produção, ajuste de fábrica, manutenção. Em princípio, não há risco", afirmou.
Para o executivo, o que não pode ocorrer é a manutenção, por um período longo, das atuais taxas de juros. "Você não pode manter essa situação por seis meses, por oito meses. Não me parece que vai ser esse o caso".
Menos 40% neste mês
As concessionárias de veículos autorizadas devem registrar queda de 40% nas vendas em novembro e de até 30% em dezembro em relação aos meses anteriores, devido à alta dos juros.
As projeções, dos próprios concessionários, ainda não são oficiais. A Fenabrave (Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores) ainda não concluiu as análises do impacto da alta dos juros sobre o desempenho do setor.
Se as projeções do setor se confirmarem, em novembro devem ser comercializados pelo menos 80 mil veículos a menos do que em outubro, quando foram vendidos cerca de 222 mil. Ou seja, novembro deve fechar com a comercialização de cerca de 142 mil veículos.
As vendas de outubro ainda são ligeiramente maiores do que as de setembro, que somaram 220 mil veículos.
O estoque nas concessionárias deve passar de 117 mil veículos em setembro para cerca de 121 mil em outubro -mais 3%.
Fábrica
As obras de edificação da fábrica da Volkswagen e Audi do Brasil começaram ontem em São José dos Pinhais (Curitiba).
A nova fábrica deve começar a operar em 1999. A meta é produzir 700 veículos por dia a partir de 2001, com produção anual de até 160 mil veículos.

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