São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Circuit breaker" é acionado pela 2ª vez

LUIZ CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ontem foi a segunda vez que a Bolsa de Valores de São Paulo interrompeu os negócios, usando o mecanismo que ficou conhecido no mercado como "circuit breaker" (interruptor de circuito). As operações ficaram suspensas por meia hora, das 16h28 às 16h58.
Na verdade, faltou pouco para a suspensão dos negócios não ocorrer logo no início da sessão. Isso porque já às 12h25 o Ibovespa registrava queda de 9,2%.
O mecanismo usado pela direção da Bovespa tem o objetivo de dar uma trégua aos investidores, que têm algum tempo para rever suas estratégias e evitar com isso prejuízos ainda maiores.
A primeira vez que a Bolsa paulista usou essa regra foi no dia 28, terça-feira passada, quando as ações despencaram 10% em apenas três minutos. Naquele dia, o mercado também viveu uma confluência de problemas internos e externos, com queda no principal mercado de ações do mundo, o de Nova York.
Ao final da interrupção de ontem, os negócios voltaram a ser fechados na Bolsa paulista e as cotações voltaram a cair. Mais tarde, quando o mercado nova-iorquino esboçou uma recuperação, o daqui também reduziu a queda.
(LzC)

Texto Anterior: Garantia eleva capital
Próximo Texto: BC volta a vender dólares e consegue segurar preços dentro da minibanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.