São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu homenageia Revolução Russa

Mostra abrange de 1889 a 1920

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Museu da Imigração inaugura hoje a exposição "A Arte da Revolução - O Mundo de 1889 a 1920", tendo como foco principal a revolução bolchevique, ocorrida há 80 anos. Segundo Marco Antônio Xavier, um dos organizadores, o evento mostra que a revolução não foi um fato isolado, mas um processo histórico.
Os principais fatos do período estão encadeados e são mostrados em ordem cronológica.
Vários painéis retratam as mudanças ocorridas no mundo, como o traçado dos mapas, guerras e o desenvolvimento tecnológico.
A terceira parte trata objetos simples como obras de arte. A aspirina, por exemplo, está sobre uma almofada de veludo vermelho. "Quem não concorda que é uma das maiores descobertas da humanidade?", pergunta Xavier.
Sutiãs
Um dos destaques é o painel das condições femininas, com personalidades como a rainha Vitória, construtora do império inglês e da moral conservadora.
Ou Mata Hari, com sua aura de espiã; Marie Curie, que descobriu os materiais radioativos; e Mary Phelps, a famosa criadora dos sutiãs, que substituíram os torturantes espartilhos.
Durante a mostra, será lançado o livro "A Semana Trágica", de Christina Lopreato, focalizando a greve dos anarquistas paulistas, em julho de 1917.
Hoje, às 16h, Maurício Tragtenberg fará a palestra "A Outra Face da Revolução". "Esses Homens Malucos e Suas Máquinas Maravilhosas" é a palestra, que acontece no dia 22. No dia 29, é a vez de "Repensando a Revolução Russa".

Exposição: A Arte da Revolução - O Mundo de 1889 a 1920
Onde: Museu da Imigração (r. Visconde de Parnaíba, 1.316, tel. 011/692-0917, próximo à estação Bresser do metrô)
Quando: hoje, às 16h; ter a dom, das 10h às 17h; até 30 de novembro
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Benjamin Taubkin lança CD em A Casa
Próximo Texto: Mundo Mix ganha mostra de arte pop
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.