São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Cozinha começou na pré-história

DA REDAÇÃO

A proposta dos crudistas significa uma volta à pré-história, quando, antes de ser apresentado ao fogo, o homem ainda devorava sua caça crua ou apodrecida.
As primeiras evidências de uso do fogo por humanos datam de cerca de 500 mil anos atrás, na China. Supõe-se que os povos pré-históricos tenham aprendido a fazer fogo observando a natureza.
Podem ter percebido que faíscas saltavam das pedras quando esfregadas umas contra as outras.
Não se sabe se, ao descobrir o fogo, os homens já o usavam para cozinhar os alimentos. Segundo alguns autores, na Europa, a cozinha teria surgido há cerca de 10 mil ou 12 mil anos.
Se a descoberta do fogo diferencia os homens dos animais, para a mitologia ela o aproxima dos deuses. Para os gregos, Prometeu criou os homens a partir do barro. Para servi-los, rouba das forjas de Hefesto um pouco de fogo.
Por causa da nova dádiva, os homens enfrentam problemas, não com a destruição de vitaminas, mas com uma nova companhia. A primeira mulher, Pandora, é enviada aos homens por Zeus como vingança. Hermes, mensageiro dos deuses, põe em seu coração perfídia e discursos enganadores.

Texto Anterior: Começa hoje seleção alternativa da Faap
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.