São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
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Flats de grife mudam perfil da área leste

CLEIDE FLORESTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Grifes de hotelaria, antes presentes apenas nos bairros nobres das zonas central e sudoeste de São Paulo, acabam de aportar no Tatuapé (zona sudeste de São Paulo).
Trata-se de um sinal claro do elevado potencial para negócios dessa região -que se estende até a zona leste-, revelado com a inauguração do Shopping Metrô Tatuapé e com o lançamento do Shopping Jardim Anália Franco.
As redes Sol Meliá e Caesar Park vão administrar no bairro duas torres de flats cinco estrelas. Para Robert Michel Zarif, 44, consultor econômico, a região leste é carente desse tipo de imóvel, e os lançamentos representam uma resposta à riqueza daquela área. "O mercado está correndo para locais que têm menor atividade de flats."
Bairros como Itaim e Vila Olímpia, ambos na zona sudoeste, têm 2.001 e 1.881 unidades de flats, respectivamente, enquanto o Tatuapé não possuía nenhuma, segundo levantamento do consultor.
O público-alvo desses empreendimentos, segundo Edmar Maranhão, 30, gerente de marketing da Lucio Engenharia (construtora responsável pelo Meliá Confort Tatuapé), é formado por empresários dos complexos industriais locais e de regiões vizinhas, como Mogi das Cruzes e ABC (Grande São Paulo), que hoje precisam se hospedar no Centro.
Outro investidor que já enxergou o potencial da região é a Brazil Realty, joint venture formada pela construtora Cyrela e o grupo argentino Irsa. A Brazil Realty comprou um terreno de 50.000 m2 no bairro Itaquera (zona leste) e tem previsão de lançar um shopping center em dois anos.
"O nosso público será o morador da região, e o empreendimento terá uma ampla área de lazer", afirma Daniel Citron, 43, diretor financeiro e de relações com o mercado da empresa.
O motivo que levou a Brazil Realty a se decidir pela região, acrescenta Citron, foi uma pesquisa que a empresa fez para detectar uma região que não estivesse saturada de centros de compra. A empresa prevê um investimento de R$ 30 milhões no novo projeto.
O consultor imobiliário Lincoln Jorge Marques, 40, faz ainda algumas projeções para o futuro. Ele diz que a estrada Jacu-Pêssego, que atravessa Itaquera, São Miguel e São Mateus (zona leste), deverá ter um grande desenvolvimento. "Há quem aposte que ela se transforme na Faria Lima da zona leste dentro de alguns anos", afirma.
Para Marques, a tendência é que os imóveis comerciais ganhem cada vez mais força na região em função de investimentos como os da Sol Meliá e Caesar Park.
"O empresário que mora no bairro quer manter seu escritório lá. E com isso surge a carência de hotéis e flats", acrescenta.

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