São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leves e transparentes

MARCELO LIMA

Reunidos em exposição no Mube, designers paulistanos apontam tendências para o móvel contemporâneo
Minimalismo, leveza e transparências surgem como as principais tendências para o móvel contemporâneo na visão de cinco dos mais representativos designers paulistanos, que apresentam peças inéditas no Museu Brasileiro de Escultura (Mube), até o próximo dia 21.
Reunidos em exposição conjunta, sob o título de "Subjetos", Fernando e Humberto Campana, Gerson de Oliveira, Luciana Martins e Jaqueline Terpins exercitam criatividade e experimentação em objetos que valorizam a interação com o usuário.
Usos e proporções são revisados, sem no entanto conferir às peças um caráter improvisado ou descartável. Plástico, vidro e alumínio são empregados em peças simples e precisas, que chegam à sofisticação.
"Apesar de a maioria dos objetos serem industrializáveis, a proposta básica da mostra é possibilitar a pesquisa e a experimentação", afirma o designer Fernando Campana.
Resultado de um trabalho que consumiu um ano de discussões, a mostra, apesar de não ter um tema central, denota preocupações comuns quanto à abordagem e à utilização dos materiais.
"A concisão do desenho e a ausência de ornamentação são elementos comuns a todos os trabalhos", afirma a designer Jaqueline Terpins, que comparece à mostra com uma série de 25 peças em vidro.
A atenção dos designers volta-se também para novas formas de utilização dos móveis, como na mesa "Mientras Tanto", de Gerson de Oliveira e Luciana Martins. Além de se servir do objeto, o usuário pode também interferir no próprio desenho da peça.
"O tecido flexível colocado na parte inferior do móvel se deforma de acordo com as posições assumidas pela mesa", explica o designer.
As peças são únicas, mas poderão ser adquiridas no local da mostra e na Valu Oria Galeria de Arte, após a exposição.
"Subjetos" está no Mube-Museu Brasileiro da Escultura, que fica à r. Alemanha, 221, Jardim Europa, região sudoeste. Tel. 881-8611. Aberta de terça a domingo, das 10h às 19h, a exposição vai até o dia 21, com entrada franca

ONDE ENCONTRAR: Valu Oria Galeria de Arte, al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.403, Jardins, região sudoeste, tel. 883-0811

Texto Anterior: Refrescante sangria
Próximo Texto: Mamãe sabe tudo?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.