São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros ensinam a administrar melhor o seu próprio negócio

DA REPORTAGEM LOCAL

O tempo padrão de atendimento em um restaurante é de até 5 minutos para anotar o pedido e até 20 minutos para servir os pratos.
O chope ideal deve ser tirado a 3°C ou 4°C, com pelo menos dois dedos de colarinho. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pega 8,4% do preço dos pratos e 25% no caso das bebidas.
Mais que intuição, a administração de um bar ou restaurante envolve técnica e planejamento. Foi a partir dessas constatações que Percival Maricato, 53, decidiu escrever seu guia "Como Montar e Administrar Bares e Restaurantes", que será lançado amanhã.
"É um roteiro tanto para o empresário da área como para quem quer entrar nela", conta Maricato, que está em seu segundo mandato na presidência da Associação de Bares e Restaurantes Diferenciados, que reúne 300 estabelecimentos na cidade de São Paulo.
Também está à frente de vários empreendimentos badalados, como o restaurante Danton, a Cervejaria Continental e o Bar Avenida.
Segundo ele, a elaboração do livro levou um ano e meio. "O setor é muito vasto. Procurei reunir dados sobre um pouco de tudo."
Para ele, o grande desafio é formar um "mix" ideal. "Há locais que se destacam mais pelo cardápio, outros, pela música. Mas só vai para a frente quem oferece um bom serviço em todos os pontos."
Entre as tendências, aponta casas com vários serviços (bar/danceteria) e bistrôs (restaurantes).

Onde encontrar - "Como Montar e Administrar Bares e Restaurantes", de Percival Maricato. Editora TQC (148 págs.). Preço: R$ 22. Telefone: (011) 867-0867.

Texto Anterior: Microempresários estão cautelosos com medidas
Próximo Texto: Excel lança linha especial para design
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.