São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Semana agitada

CIDA SANTOS

A semana é da Copa dos Grandes Campeões, no Japão. No feminino, que começa sexta-feira, a Rússia aparece como favorita. A equipe, campeã européia e do Grand Prix, luta pelo terceiro título no ano. O destaque é a atacante Evguenia Artamanova, 1,90m, e média de quase dez pontos por jogo.
Mas é bom lembrar que o Brasil viajou reforçado de Ida, Ana Moser e, sobretudo Fernanda Venturini, que podem estragar a festa russa.
Já a seleção masculina está mais desfalcada. Mas neste torneio, o que vale é dar experiência para atletas como Renato Felizardo, 19 anos, 2,00 m e um grande futuro.
Em terras brasileiras, a grande questão é saber se vão ser feitas mudanças na Superliga.
Nas quatro primeiras rodadas, não faltaram vaias de torcida e reclamações de jogadores e técnicos. O certo é que, nesse sistema de sets com tempo corrido, as regras oferecem brechas para os times segurarem o jogo.
Uma reunião de reavaliação será feita pela alta cúpula da CBV: o presidente Ary Graça Filho; o diretor de eventos, Jorge Bittencourt; o superintendente-geral, Marcos Pina; e o diretor-técnico Paulo Márcio. Em entrevista por telefone, na sexta, Bittencourt não descartou a possibilidade de duas alterações: a proibição do segundo saque e a parada do cronômetro nos pedidos de tempo.
O ideal seria que essa reunião tivesse participação dos clubes. Como essa não é a idéia da CBV, resta torcer para que os ajustes sejam feitos e o jogo fique menos chato e feio.
Para encerrar, fica o registro da coragem de Eduardo Pezão. Em um esporte de atletas desunidos, ele contestou as abusivas taxas de transferência para o exterior cobradas pela CBV. Pezão, que vai para o Japão, se valeu da lei Zico, foi à Justiça e conseguiu liminar para pagar US$ 2.250. A CBV exigia US$ 9.000. Abre-se um precedente histórico no vôlei.

Texto Anterior: Surfista do Rio é virtual campeão brasileiro; Cuba garante vaga no Mundial de vôlei de 98
Próximo Texto: Balanço; Público; Destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.