São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holyfield planeja ser o único campeão

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O peso pesado Evander Holyfield, 35, que unificou os títulos da AMB (Associação Mundial de Boxe) e da FIB (Federação Internacional de Boxe), quer agora mais um cinturão "para homenagear a santíssima trindade".
O norte-americano Holyfield, que já era campeão pela AMB, anexou o cinturão da FIB ao vencer o compatriota Michael Moorer por nocaute técnico no oitavo assalto, anteontem, em Las Vegas (EUA).
Durante o trajeto para o ringue, Holyfield mostrou-se confiante, cantando hinos evangélicos.
Holyfield, que tem agora 35 vitórias, 25 nocautes, e três derrotas, manteve a mesma estratégia durante os oito assaltos. Controlou o ritmo do combate com jabs (golpes preparatórios), combinações de golpes e movimentação.
Moorer, 29, tentou colocar seus fortes golpes, responsáveis por 39 vitórias, 30 delas por nocaute, contra duas derrotas, mas foi eficiente em poucas oportunidades.
Depois do oitavo assalto, quando Moorer sofreu a quinta queda -já havia caído anteriormente no oitavo assalto, duas no sétimo, e uma no quinto- o médico Flip Homanski aconselhou o árbitro Mitch Halpern a encerrar a luta.
"Ele perdeu, mas demonstrou coragem e valentia. É disso que o esporte precisa", elogiou Holyfield, em crítica velada a Mike Tyson, que em junho mordeu as suas orelhas, provocando a própria desclassificação.
"Quero lutar com Lennox Lewis (campeão pelo Conselho Mundial) e acumular três cinturões. Assim, poderei oferecer um ao pai, um ao filho e o terceiro ao espírito santo", justificou o pugilista. "É o único grande lutador da atualidade que ainda não enfrentei."
Mas o três vezes campeão mundial dos pesos pesados pode enfrentar sérios obstáculos para completar sua nova missão.
A juíza federal Norma Shapiro, da Filadélfia (EUA), quer garantir que Holyfield faça sua primeira defesa de título contra Orlin Norris. O peso pesado acusa a AMB e o promotor de lutas Don King de manipulação dos rankings.
Além disso, o presidente da FIB (Federação Internacional de Boxe), Bob Lee, insiste que ele defenda contra o primeiro de sua própria organização, Vaughn Bean.
Preliminares
Dois campeões dos cruzadores foram vencidos, por pontos, em lutas preliminares. O francês Fabrice Tiozzo ganhou o título da AMB ao vencer o norte-americano Nate Miller. Pela FIB, Uriah Grant foi derrotado por Imamu Mayfield.
Wilfredo Vazquez, campeão dos pesos penas pela AMB, manteve o título ao vencer, por pontos, o nicaraguense Genaro Ríos.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Balanço; Público; Destaque
Próximo Texto: Moorer critica arbitragem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.