São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Guerra' do salmão força novos planos

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Um conflito sobre diretos de pesca entre canadenses e alasquianos pode obrigar o turista a refazer seus planos. No meu caso, mudei o itinerário para passar uma noite a mais em Green Rocks.
Fiz o caminho inteiro com balsas do Alasca (sem paradas no Canadá) e terminei em Bellingham. Mas o Alaska State Ferry System, a título de desculpas aos passageiros que tinham reservas confirmadas até Prince Rupert, vendeu a passagem para Bellingham por US$ 120, cerca de metade do preço normal.
O sol se punha quando peguei um ônibus (US$ 5) do centro de Juneau para o terminal de Auke Bay, um percurso de 24 km, e subi no LeConte, um dos menores navios da frota, sem cabines, com uma lanchonete modesta, convés para carros, saguão de observação, solário e dois banheiros principais.
O navio deveria parar em Hoonah, Tenakee e Angoon, vilas de pescadores em ilhas selvagens, sem estradas, chegando a Sitka às 14h30 do dia seguinte.
O LeConte normalmente chega na hora, a não ser que perca a maré alta no estreito Peril. Quando isso acontece, atrasa até oito horas.
Eu poderia ter dormido num banco do saguão, mas no solário, uma área coberta, aberta para o mar, na popa, os aquecedores funcionavam a pleno vapor, e o ar estava puro e doce. Encontrei uma espreguiçadeira de plástico para esticar meu saco de dormir.
Quando acordei com o som de apitos de navios, antes do amanhecer, vi outros passageiros ao lado da cafeteira automática, com ar de sono. Um banho no único chuveiro do banheiro e uma pilha de panquecas para o café da manhã, por US$ 4, ajudaram a me refazer.
O sol nasceu em meio a chuviscos. Lembrei-me de onde estava -perto de Angoon, no lado ocidental da ilha Admiralty, envolta em nuvens que pareciam saídas de um quadro chinês. Um conhecido da viagem levou-me para procurar ursos no lixão de Angoon.
Não encontramos nenhum, mas, de volta ao navio, vi focas no estreito Peril, e todo mundo correu para a amurada quando o comissário anunciou que havia flamingos transiberianos cor-de-rosa numa árvore a estibordo.
Fiquei espantada: com meu binóculo, percebi que as aves eram tão grandes e espalhafatosas quanto enfeites de jardim. Ficamos sabendo, depois, que eram exatamente isso, enfeites de jardim colocados no alto da árvore por alguém com espírito brincalhão.

Texto Anterior: Anel viário do Alasca é percorrido de balsa
Próximo Texto: Sitka preserva memória russa do Estado
Índice

Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.