São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Característica é a resistência

DA REPORTAGEM LOCAL

Muitas das raças conhecidas hoje no mundo têm origem no cavalo árabe ou de alguma maneira receberam sua influência genética.
Goste-se ou não do árabe, a frase acima é aceita por qualquer criador de cavalos.
A resistência é outra característica incontestável do cavalo árabe.
Historiadores confirmam que a origem do árabe é o deserto. Os beduínos usavam a raça para assalto às caravanas nômades e ainda para a guerra.
Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe, as intempéries do deserto foram fundamentais para consolidar a resistência do animal.
Segundo a entidade, que possui hoje 3.490 criadores em seu quadro associativo, isso explica porque o cavalo árabe sai vencedor na maioria das provas de enduro rural disputadas hoje no Brasil.
A associação explica que, bem treinadas, outras raças podem chegar perto da performance da árabe nos enduros.
O diferencial, porém, está no fato de a resistência ser uma característica inata da raça árabe.
Segundo a associação, estão registrados no Brasil mais de 35 mil cavalos puro-sangue árabe, sendo que 60% desse total está vivo.

Texto Anterior: O que há para ver na exposição
Próximo Texto: Nelore promove simpósio em Uberaba; Sabiá e Baluarte fazem leilão conjunto; Appaloosa desafia quarto-de-milha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.