São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embarques de café devem cair

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A pequena safra colhida este ano irá afetar as exportações brasileiras de café.
A previsão é de analistas, corretores e exportadores do Brasil, país que detém a liderança mundial de produção e de vendas de café.
Segundo o corretor Eduardo Carvalhaes Júnior, de Santos (SP), as exportações brasileiras devem ser inferiores a 1 milhão de sacas/mês durante o primeiro semestre de 98.
Nos primeiros seis meses do ano passado, os embarques ultrapassaram 6,5 milhões de sacas.
"O déficit entre a produção e a demanda por café no Brasil ultrapassa 7 milhões de sacas, o que deve afetar os embarques."
Segundo o analista da Termo Corretora Ricardo Brasil a agressividade dos principais concorrentes brasileiros também pode ser outro fator a reduzir as exportações do país.
Segundo ele, há previsões de uma grande safra brasileira para o ano que vem, estimada inicialmente em cerca de 30 milhões de sacas.
Com isso, diz, os demais países produtores se apressarão em vender o produto.
"Essa atuação agressiva pode baixar o preço do café no mercado internacional, encarecendo o produto brasileiro", afirma o analista da Termo.
"Os concorrentes estão preocupados com o tamanho da próxima safra brasileira", diz o presidente da Febec (Federação Brasileira dos Exportadores de Café), Oswaldo Aranha Neto.

Texto Anterior: Suco deve manter alta
Próximo Texto: Alta dos juros não deve afetar venda de trator
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.