São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
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McDonald's investe em sua fama

NELSON ROCCO
DA REDAÇÃO

O crescente investimento em marketing da rede McDonald's tem se traduzido em conhecimento da marca pelo público quando se fala em lanchonete.
A pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha em todo o país, mostra que 18% dos entrevistados escolheram o McDonald's como marca de lanchonete.
O resultado está um ponto percentual abaixo do desempenho conquistado no ano passado (18%), mas muito acima dos 3% recebidos pelo concorrente Bob's.
Para Tânia Kulb, gerente de marketing do McDonald's, manter a liderança no Top of Mind significa um reconhecimento "do esforço" da empresa por parte dos clientes. "Somos uma grande marca à frente de um grande varejo", diz.
Segundo Tânia, as campanhas publicitárias da empresa espelham a realidade do dia-a-dia das lojas. "As pessoas olham nossas propagandas e dizem: 'essa sou eu'. Não usamos artistas ou pessoas famosas. São pessoas normais."
A empresa está investindo US$ 40 milhões em publicidade neste ano, mais de 10% acima do valor gasto em 96. Para o próximo ano, segundo Tânia, a programação é elevar o investimento para US$ 50 milhões.
A rede McDonald's conta 427 pontos-de-venda até o final de setembro, sendo 274 restaurantes e 153 quiosques, entre franquias e lojas próprias. Para o ano 2000 a rede prevê chegar a 982 pontos-de-venda.
Uma das ações de marketing da empresa tem sido a realização do McDia Feliz, em que a renda das lojas é destinada a carentes.
No último evento, realizado em agosto, foram doados US$ 2,2 milhões para 32 entidades que cuidam de crianças com câncer.
(NR)

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