São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
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Fracassos do Cruzeiro afastam torcedor

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

As más atuações do Cruzeiro, eliminado na Supercopa e fora da próxima fase do Campeonato Brasileiro, afastaram o torcedor cruzeirense de Tóquio (Japão).
É lá que o time decide no dia 2 de dezembro, contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, o Campeonato Mundial interclubes.
As operadoras de viagens que negociam os pacotes para o torcedor ir a Tóquio se dizem frustradas com os fracassos do time mineiro.
Levantamento feito pela Agência Folha com as cinco operadoras credenciadas pelo Cruzeiro mostra que até ontem haviam sido vendidas passagens para apenas cerca de 300 torcedores, dos quase 1.000 pacotes disponíveis.
Outros torcedores ainda não têm presença garantida no Japão. Dependem da aprovação de crédito e, como o país convive com alta nas taxas de juros, precisam adequar o orçamento aos novos financiamentos para confirmar a viagem.
"Estou muito frustrada, sim. A má fase do time atrapalhou muito", disse Athenais de Vilhena Schayer, da Flight Tur.
Grêmio
O operador gaúcho Júlio Melo, da Melo Turismo, trabalhando em parceria com a Clan Turismo, de Belo Horizonte, disse que a estimativa era vender todos os pacotes disponíveis e, dessa forma, a torcida do Cruzeiro se igualaria à do Grêmio, que, há dois anos, levou 1.020 torcedores a Tóquio.
"Fizemos investimentos divulgando os pacotes com folhetos, mala-direta, na mídia, com sorteio de uma passagem. Está frustrante a coisa", disse Melo. "A essa altura do campeonato, com o prazo para as vendas praticamente terminado (as vendas se encerram hoje), se entrar mais uma ou duas (vendas), é lucro", afirmou.
O supervisor de operações da Primus Turismo, Lucas Gonzaga Jr., que fechou com 75 torcedores, disse que a procura foi grande logo após a conquista da Libertadores da América, em agosto, quando o clube ainda nem sequer tinha definido as operadoras.
Mas bastou os fracassos do time irem se acumulando para que os torcedores desaparecessem. "Foram poucos os que voltaram. Esperávamos fechar com três grupos, mas só conseguimos dois."
Paulo Freire, da agência paulista Maglitur, única credenciada fora do Estado, disse que, além do fracasso do Cruzeiro, o mau desempenho do Borussia no Campeonato Alemão (é o 13º colocado) também "não repercute bem".
Apesar desses fracassos, Athenais Schayer, da Flight Turismo, aposta no sucesso do Cruzeiro no Oriente. "O Borussia está mal e o Cruzeiro tem raça. Vamos voltar com essa taça na mão. Os próprios jogadores estão animados com a idéia de Tóquio", disse.

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