São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Lusa precisa de história', diz técnico Carlos Alberto

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Carlos Alberto Silva iniciou ontem trabalho para levar a Lusa a fazer história. "A Lusa precisa de história mais do que do que de um título", afirmou.
Para chegar a esse ponto, explicou, é preciso que a Lusa participe de competições internacionais importantes e ganhe vários títulos.
O primeiro passo é a conquista do Brasileiro-97. A Lusa estréia na segunda fase contra o Flamengo, neste domingo, no Rio.
"É o momento de a Lusa ser campeã. A experiência do ano passado (o time perdeu o título a seis minutos do fim da decisão) vai ser importante."
O discurso do novo treinador, que ontem comandou o primeiro treino, encontra eco na diretoria. "Há vários anos que a Lusa vem batendo na trave. Está na hora de a bola entrar", afirmou o vice de Futebol, Ilídio Lico, referindo-se às campanhas do Paulista-95 e do Brasileiro-96, em que o time esteve perto de ser campeão.
Clima
Silva destacou que deve dar ênfase ao aspecto psicológico, que ele qualificou de "fundamental".
"Vou conversar com os jogadores. É preciso corrigir essa caída que o time teve nos últimos jogos. Vamos descobrir as causas disso e consertar."
Mas, mesmo pregando que o time precisa estar "mais tempo junto", ele cancelou o regime de concentração previsto para esta semana, em Jacutinga, Minas Gerais. Os treinos serão no CT, no Parque Ecológico, em São Paulo.
Segundo o treinador, o regime de isolamento impede que o jogador sinta o "clima de decisão".
"Agora, todo jogo é final."
Sobre a questão tática, Silva foi menos enfático. "Não posso mudar tudo. Não sou louco. Aos poucos, irei acrescentando alguma coisa ao estilo de jogo."
Um dos problemas que Silva vai enfrentar é o fato de não conhecer a maioria dos jogadores -e ter poucas recordações de outros.
"Já treinei vários jogadores. Tem aquele menino do Atlético-MG. Como é o nome dele? É Airton", falou, referindo-se ao meia Aílton.
(MD)

Texto Anterior: Ah, são os gaúchos!
Próximo Texto: Corinthians inicia reformulação hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.