São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velha Guarda da Portela; Elton, Mariana, Zé Renato; Simone Moreno; Lori Carson

PEDRO ALEXANDRE SANCHES; MARCELO NEGROMONTE

Velha Guarda da Portela
Disco também é história. A RGE cumpre sua cota de obrigação com a MPB e relança em CD "Portela Passado de Glória", da Velha Guarda da Portela, de 1970. Trata-se de um desfile de clássicos do patrono Paulo da Portela ("Cocorocó"), Heitor dos Prazeres e João da Gente ("Tristeza"), Monarco ("Passado de Glória"), interpretados pela raiz da raiz desse segmento do samba carioca. O texto de apresentação é de Paulinho da Viola, então em início de carreira. Aleluia. (PAS)

Elton, Mariana, Zé Renato
Outro arquivo vivo do samba comparece com trabalho inédito. Elton Medeiros é o condutor de "A Alegria Continua" (MP,B/WEA), CD ao vivo, que ele divide com Zé Renato e Mariana de Moraes. É outro desfile de clássicos, mas aqui o samba-samba mesmo fica só por conta do velho Elton. Zé Renato se esforça por trazer sua interpretação para o samba de raiz, mas Mariana destoa com leituras apenas medianas. Restam arranjos de primeira e clássicos de Cartola, Noel e outros. (PAS)

Simone Moreno
Por fim, mais samba -pouco, na verdade. A estrelinha do pop baiano Simone Moreno resolve cair no samba carioca em "Manda Me Chamar" (WEA), mas não convence. Escolhendo compositores mais ou menos contemporâneos (Martinho da Vila, Paulinho da Viola), usa-os como meio para vocais que guardam -de forma bem mais controlada- aquele exibicionismo pouco calcado no estudo mais detido do objeto tomado (seja a música em geral ou o samba).
(PAS)

Lori Carson
Voluptuosa, etérea, precisa e frágil. Assim é a voz de Lori Carson (ex-Golden Palominos), que lança seu terceiro CD solo, "Everything I Touch Runs Wild" (Restless/Paradoxx). Gravado no apartamento dela em Nova York, esse disco (um pouco depressivo, diga-se) lida com solidão, perda e desilusão com tamanha intimidade que logo Carson se transforma em confidente do ouvinte. Para ouvir de olhos fechados e luzes apagadas.
(MARCELO NEGROMONTE)

Texto Anterior: As boas novas da AMÉRICA
Próximo Texto: Os CDs mais vendidos da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.