São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuro genro é pecuarista no ES

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O futuro genro do ex-presidente Itamar Franco, Fábio Varejão, é filho de um dos maiores proprietários rurais do norte do Espírito Santo, o pecuarista Edilson de Siqueira Varejão, 59.
Em outubro, uma das fazendas de Varejão, a Novo Horizonte, em Mucurici (a 300 km de Vitória), foi palco de um conflito que terminou com um sem-terra morto e outros dois feridos.
A fazenda foi ocupada por 200 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Desconhecidos invadiram o acampamento, e houve confronto. O caso está sob investigação policial.
O fazendeiro negou ter tido qualquer relação com o conflito. Ele conseguiu a reintegração de posse, e os sem-terra saíram da área.
Dias depois, Varejão, membro do Sindicato de Proprietários Rurais de Mucurici, participou de uma manifestação de fazendeiros no centro da cidade. A manifestação terminou com uma carta em que os fazendeiros prometiam acabar com as invasões de terra.
Ele disse não ser contra a reforma agrária. "Sem-terra e sem-teto sempre houve. A reforma agrária deve ser feita, desde que o governo pague. Aí a gente vende. O que não pode haver é invasão, gente tomando o que é seu", disse.
Varejão cria gado de corte e leiteiro e é dono de um frigorífico. Não gosta de ser chamado de "rei do gado", mas está entre os grandes produtores de leite da região.

Texto Anterior: Festa deve reunir Itamar e Ciro Gomes
Próximo Texto: Desemprego 'puxa' rejeição a FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.