São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Eletronorte é negligente'

ALTINO MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Eletronorte (Centrais Elétricas Norte do Brasil S/A) é considerada "omissa e negligente" no inquérito aberto pelo Ministério Público do Amazonas para apurar as responsabilidades pelo racionamento de energia elétrica que atinge Manaus (AM) há três meses.
Segundo as promotorias de Defesa dos Direitos Constitucionais e de Defesa dos Direitos do Consumidor, a Eletronorte, sabendo o que poderia acontecer, não fez os investimentos necessários para evitar a atual crise de energia na cidade.
"Independente do fenômeno El Niño, a direção da empresa já sabia que iria faltar energia em Manaus", assinalam os promotores, baseados em relatório da Eletronorte de 1996 sobre a projeção de demanda de Manaus.
O depoimento do superintendente regional da Eletronorte, Ely Paixão, durante o inquérito, reforça a tese da promotoria. Paixão afirmou formalmente que a crise era previsível havia vários meses.
O Ministério Público pretende ingressar na Justiça com uma ação coletiva de responsabilidade civil contra a Eletronorte, pleiteando, em nome da sociedade, uma indenização pelos danos decorrentes da má prestação de serviços.
Se a promotoria ganhar, haverá precedente para pedido de indenizações individuais.

Texto Anterior: Vendaval destrói casas e fere 8 no RS
Próximo Texto: Rota desce a serra para tentar evitar arrastões em estradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.