São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos fazem 4 reféns no PA

DA AGÊNCIA FOLHA EM BELÉM

Presos rebelados fizeram quatro reféns ontem no presídio de Americano, em Santa Izabel do Pará (região metropolitana de Belém).
Participavam do motim 576 presos. Até as 18h30 (horário de Brasília), dois agentes prisionais e dois jornalistas da TV Liberal eram mantidos dentro do presídio.
Eles não foram feridos. A rebelião começou por volta das 22h de anteontem. Os presos exigiam melhores condições no presídio, agilidade nos processos e protestavam contra espancamentos.
As negociações foram tensas durante todo o dia entre os presos e a direção do Sistema Penal, que tentava garantir a segurança dos reféns e evitar que os presos tomassem a área feminina do presídio, que não aderiu ao motim.
Segundo a direção do presídio, cerca de 30 presos controlavam a rebelião. Mas todos os detentos saíram de suas celas. Alguns ocuparam o telhado o prédio, outros ficaram no pátio interno.
Dois juízes de execuções penais foram chamados ao presídio às 13h. O Batalhão de Choque da PM ainda não havia recebido ordem para entrar no presídio, mas mantinha 150 policiais de prontidão do lado de fora de Americano.

Texto Anterior: Duas pessoas são baleadas em rebelião na Detenção
Próximo Texto: Folha amplia serviços do Poupatempo em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.