São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC lança campanha de câncer de mama

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital das Clínicas (região central de São Paulo) lançou ontem uma campanha para fazer com que o diagnóstico de câncer de mama seja feito mais cedo.
Segundo Giovanni Cerri, professor-titular de radiologia da Faculdade de Medicina da USP, 70% dos diagnósticos feitos no Brasil são tardios, o que significa mais casos irrecuperáveis e maior uso de tratamentos mutilantes.
"Nos Estados Unidos, 90% dos diagnósticos são precoces. Temos que mudar isso", afirma Cerri.
A idéia é começar a cadastrar mulheres com mais de 35 anos (para quem o risco é maior), por meio de um telefone, e chamá-las para fazer exames (mamografia e teste de toque) a cada dois anos.
Segundo o HC, hoje são diagnosticados cerca de 40 mil casos novos de câncer de mama por ano no Brasil.
Para a campanha, o HC está ampliando o seu quadro de pessoal qualificado para realizar os exames. "Estamos colocando mais enfermeiros, técnicos e ginecologistas disponíveis."
Para marcar os exames ou ter alguma informação sobre câncer de mama, qualquer pessoa pode ligar para o telefone 011-605-5041.
(LM)

Texto Anterior: Funcionários do PAS fazem passeata
Próximo Texto: Ministro da Saúde nega cortes em medicamentos para Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.