São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise não afeta futuro, afirma Camdessus

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A crise financeira que vem abalando os países do Sudeste Asiático não deve comprometer o futuro da região, disse ontem o diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Michael Camdessus.
"As bases (econômicas) a longo prazo na região continuam sendo basicamente favoráveis", disse ontem Camdessus em Jacarta, capital da Indonésia.
Segundo ele, as taxas de juros continuam altas na região, ainda que a competitividade das exportações tenha melhorado devido à desvalorização das moedas.
Camdessus disse que a região vai ser capaz de "manter altas taxas de crescimento durante duas ou mais décadas".
A crise foi iniciada em julho passado quando ocorreu a desvalorização do bat, a moeda tailandesa. Outras moedas de países asiáticos também sofreram desvalorização de até 40% em relação ao dólar.
Camdessus disse que os governos da região estão tomando decisões corretas para frear a queda das economias. Ele fez elogios especificamente à Indonésia e à Tailândia.
Analistas da região haviam advertido sobre o "retrocesso" da Tailândia ao estabelecer as duras medidas exigidas pelo FMI.

Texto Anterior: Indonésios recebem dinheiro de bancos liquidados
Próximo Texto: Wall Street fecha com alta de 1,17%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.