São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro quer 'importar' modelo de Moscou

FERNANDO PAPA
DA ENVIADA A MOSCOU

José Fernandes Filho, 40, levou quatro anos até ser aceito como aspirante a doutor no Laboratório de de Antropologia, Morfologia e Genética, na Rússia, em 1993.
Por outros quatro anos, ele elaborou ali, e depois defendeu, sua tese de doutorado em detecção de talentos esportivos através da genética, com bolsa da CNPq. Foi o primeiro, e por enquanto único, estrangeiro a estudar no local.
Ele retornou ao Brasil nesta semana e agora procura uma universidade onde possa dar continuidade às suas pesquisas.
"No meu trabalho de doutorado, montei os modelos de impressão digital dos atletas brasileiros em basquete, vôlei, caratê e boxe masculinos", contou o cientista, que recolheu as impressões digitais de equipes inteiras, entre elas o Report/Suzano, hoje campeão brasileiro e paulista de vôlei.
Fernandes pretende montar os modelos brasileiros para todas as modalidades, como há na Rússia.
"Eu estou levando essa metodologia para o Brasil e espero poder ajudar o esporte do país. Dentro de uns dez anos, as coisas poderão estar diferentes", afirmou Fernandes à Folha.
(FeP)

Texto Anterior: Como a Rússia desenvolve seus campeões
Próximo Texto: Se é para imitar a Europa, vamos imitar tudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.