São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa-98 dá última chance de classificação a italianos

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro jogos finalizam hoje as eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 98. A Itália, tricampeã mundial e vice no Mundial dos EUA, recebe a Rússia no principal confronto.
Levando-se em conta que a Iugoslávia está virtualmente classificada -só não jogará o Mundial se perder por sete gols de diferença da Hungria-, restam conhecer só três seleções do continente que atuarão na França no ano que vem.
Onze países europeus, incluindo a França (sede do torneio), já estão garantidos no Mundial.
Além de Itália e Rússia, em Nápoles, e de Iugoslávia e Hungria, em Belgrado, Bélgica e Irlanda, em Bruxelas, e Ucrânia e Croácia, em Kiev, fazem as partidas de volta da repescagem européia.
Nos jogos de ida, italianos e russos ficaram no 1 a 1, mesmo placar da partida entre belgas e irlandeses. Os croatas bateram os ucranianos por 2 a 0, e os iugoslavos golearam por 7 a 1 os húngaros.
Quem terminar os confrontos com mais pontos vai ao Mundial. Se houver empate em pontos, o saldo de gols irá definir o classificado. Se os times estiverem iguais em pontos e saldo de gols, irá à Copa quem tiver marcado mais vezes no campo do adversário.
Se os resultados forem os mesmos dos dos jogos de ida, haverá prorrogação. Se persistir o empate, haverá cobrança de pênaltis.
Drama
Apesar de a Itália depender só de um 0 a 0 para ir à Copa, o medo da eliminação ronda a equipe. A última vez que a Itália ficou de fora de um Mundial foi em 58, na Suécia.
A partida de hoje será realizada na cidade de Nápoles, palco da eliminação italiana nas semifinais da Copa de 90 -o time perdeu nos pênaltis para a Argentina-, quando o país abrigou o Mundial.
O técnico da Itália, Cesare Maldini, contará com o retorno do goleiro Peruzzi e do zagueiro Ferrara, recuperados de contusão. Em contrapartida, não terá o atacante Vieri, que está machucado. Casiraghi e Zola devem formar o ataque.
Na Rússia, o atacante Kanchelskis, contundido, é o desfalque. Kolyvanov e Simutenkov, que jogam na Itália, são as esperanças.
Resto do Mundo
Amanhã, mais três vagas na Copa de 98 serão preenchidas.
Na Ásia, Japão e Irã jogam para definir o terceiro classificado do continente. A partida irá acontecer na Malásia, campo neutro.
Na América do Sul, quatro jogos fecharão a disputa. Chile, Peru e Equador são as seleções que lutam pela última vaga sul-americana.
As eliminatórias da Concacaf também serão concluídas. Jamaica e El Salvador são as equipes que disputam o direito de ir à Copa como o terceiro time da região.

Com agências internacionais

NA TV - Itália x Rússia, ao vivo, às 17h45, na ESPN Brasil

Texto Anterior: Brasil esportivo
Próximo Texto: Fifa mantém placar pós-doping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.