São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção garimpa 'eleitos' para Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira masculina de vôlei começa hoje a submeter candidatos ao primeiro crivo para o Mundial de 98.
A seleção estréia contra Cuba, às 6h (horário de Brasília), na Copa dos Campeões, em Osaka, Japão.
Em quadra, a seleção terá Giba, 21, Gustavo, 22, Leandro, 25, Nalbert, 23, Roim, 21.
Apenas o sexto homem, Douglas, 26, pertenceu ao sexteto campeão olímpico em Barcelona-92.
No banco, estarão o líbero Manius, 21, do Palmeiras, o meio-de-rede Itápolis, 21 -que, devido à melhor adaptação ao fuso horário pode ser titular-, o atacante Renato Felizardo, 19, da seleção juvenil vice-campeã mundial, e o também atacante Kid, 26, recuperado de contusão na virilha.
O plano, segundo o técnico Radamés Lattari, é qualificar o maior número possível de jogadores para disputa de uma vaga na equipe que vai ao Mundial de 98, no mês de novembro, em terras japonesas.
"Quero dar experiência a esses jogadores para, na hora do vamos ver, saber com quem realmente eu vou poder contar", diz Lattari.
Os "eleitos" devem se juntar a um seleto grupo que ficou no Brasil. O atacante Max, 26, contundido no joelho direito, pediu dispensa. O levantador Maurício, 29, e o atacante Carlão, 32, tiveram folga.
Carlão já antecipou que fica fora da Liga Mundial e que o desejo se estende em relação ao Mundial.
Ao grupo que vai ao Mundial caberá a missão de tentar recuperar parte do prestígio que o Brasil perdeu depois de Barcelona-92.
Na corrida para ficar entre os eleitos, alguns estão em vantagem. Nalbert, agora, na Copa dos Campeões, é o capitão do time, função exercida por Carlão há dez anos.
O meio-de-rede Gustavo é a maior revelação na posição em que o time demonstra maior carência. Douglas passa por boa fase depois de superar problemas com excesso de peso.
Seu maior obstáculo pode ser Roim, um gigante de 2,09 m, que chegou à seleção brasileira depois de se submeter a quatro cirurgias nos joelhos.
A disputa mais acirrada será para a reserva de Maurício: Marcelo Elgarten, 23, luta com Leandro e Ricardinho pela preferência do técnico Radamés Lattari.
O último crivo acontece na Liga Mundial, a partir de maio.

Texto Anterior: Holyfield diz que Tyson pode ter nova chance; COI reafirma intenção de combater o doping
Próximo Texto: Modesto, técnico se satisfaz com 3º lugar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.