São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marrocos tem eleição direta para Câmara

Número de mulheres candidatas é recorde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os marroquinos foram às urnas ontem para eleger 325 membros da Câmara de Deputados. É o primeiro estágio de um sistema Parlamentar bicameral proposto pelo rei Hassan para democratizar o país.
As chuvas fortes que caíram ontem atrapalharam o comparecimento aos 60 mil locais de votação. Ao meio-dia, somente cerca de 20% dos 13 milhões de eleitores tinham votado. Um maior fluxo de eleitores era esperado após as orações da sexta-feira. Urnas transparentes estão sendo usadas para impedir fraudes.
São as primeiras eleições diretas para uma Casa do Parlamento no país. Entre os 3.000 candidatos, há um recorde de 69 mulheres. O último Parlamento, de 333 cadeiras, tinha apenas 2 mulheres entre os seus membros.
O rei está tentando aumentar a participação das mulheres na política. Ele apontou quatro delas neste ano para postos de secretária de Estado, as primeiras a terem o cargo no país.
Dezesseis partidos estão na lista eleitoral, mas só seis devem ter votação expressiva. As duas principais coalizões são a Uifaq (governo) e a Koutla (oposição). Os analistas políticos prevêem que nenhum partido deve obter a maioria na Câmara, e não arriscam indicar os resultados das eleições.
A maioria dos partidos tem programas semelhantes, de apoio às reformas econômicas liberalizantes, combate ao desemprego e assistência ao desenvolvimento regional.
Os 270 membros da Câmara Alta do Parlamento serão eleitos indiretamente no dia 5 de dezembro, através do voto de conselhos, organizações profissionais e sindicatos. O órgão terá o poder de derrubar o governo por voto de desconfiança.

Texto Anterior: Explosão em mesquita mata 2 na Argélia; Opositor se elege para a Prefeitura de Miami; Dirigente da F-1 nega nova oferta a trabalhistas
Próximo Texto: Brasileiros apóiam Declaração do Genoma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.