São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido coloca aviões de prontidão

IRINEU MACHADO
DE LONDRES

Um esquadrão de seis aviões de combate Harrier GR7 da Royal Air Force foi colocado de prontidão ontem pelo Ministério das Forças Armadas britânico e pode ir para a região do golfo Pérsico na próxima segunda-feira.
O governo britânico determinou também o deslocamento do porta-aviões Invincible do Caribe para a região de Gibraltar. Em duas semanas, o porta-aviões pode chegar à região do golfo Pérsico.
O esquadrão de aviões Harrier GR7 entrou em estado de alerta por 48 horas, segundo informou o ministro das Forças Armadas, John Reid.
Ele disse que a decisão é apenas uma "precaução". Apesar disso, o ministro declarou que o uso de força militar contra o Iraque "é possível".
Os Harrier são capazes de fazer decolagem vertical e são equipados com bombas guiadas a laser. A expectativa é de que eles sejam acionados para se juntar ao Invincible quando o porta-aviões chegar a Gibraltar. Seus pilotos já fizeram exercícios na região do golfo Pérsico.
A bordo do porta-aviões Invincible, que pesa 20 mil toneladas, vão seis aviões bombardeiros Sea Harrier, oito helicópteros anti-submarinos Sea King e um total de 2.000 homens.
Aviões de combate
Os Sea Harrier são considerados os aviões de combate mais potentes da Europa. São usados basicamente para a defesa aérea, embora possam também despejar bombas guiadas a laser.
Eles são equipados com radares de última geração e mísseis aéreos de médio alcance.
Os Harrier GR7 reforçariam o porta-aviões porque ampliam a capacidade de ataque, já que podem atacar a baixas altitudes e no escuro.
O poderio militar do Reino Unido na região é grande. Os britânicos mantêm seis aviões de combate Tornado em Al Khart, na Arábia Saudita, e mais seis em Incirlik, na Turquia.
Nas águas do golfo Pérsico, o Reino Unido tem uma fragata, um navio torpedeiro e um navio-tanque.
(IM)

Texto Anterior: Iraque diz que espera ataque dos EUA
Próximo Texto: Irã tentou tomar projeto de mísseis da Rússia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.