São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscalização permite faixa 'assinada' por vereador

DA REPORTAGEM LOCAL

A colocação de faixas com fins comerciais ou políticos é uma das irregularidades permitidas nas ruas de São Paulo, se acompanhadas do nome de algum vereador.
No Bom Retiro (região central de SP), uma faixa conjunta dos vereadores Nelo Rodolfo e Hanna Garib parabenizava o cantor Nelson Gonçalves pelo título de cidadão paulistano concedido por ambos.
Uma faixa de "parabéns pelo aniversário do vereador Archibaldo Zancra" está há três semanas na rua da Regional da Vila Prudente.
O vereador pepebista nega que haja qualquer privilégio da fiscalização. "Não tenho nada com a regional", afirma. "Mas se alguém conhecer alguém mais competente do que o atual administrador, pode me falar que eu tiro esse e coloco o outro no lugar."
Na Mooca, a fiscalização parece não notar dezenas de faixas comerciais com a inscrição "apoio do vereador Zé Índio".
A reportagem procurou o escritório político do vereador, na rua dos Trilhos, 2007-A, para saber os critérios para merecer o benefício.
Segundo a atendente identificada como Beth, o interessado em ter uma faixa "autorizada" na Mooca -apesar da proibição expressa em lei municipal- deve falar na regional com o irmão do vereador Zé Índio, Maurício Ferreira do Nascimento, ou com a "doutora" Maria José, assessora do administrador.
Existe ainda a possibilidade de tratar no próprio escritório político com os assessores Iara e Anibal.
Questionada pela reportagem se não seria possível a colocação das faixas sem a autorização do irmão do vereador, a atendente afirma que não, que ele manda retirar.
Quanto à inscrição de apoio do vereador, seria uma recomendação de Maurício do Nascimento.
Na Regional da Mooca, outros dois assessores, Zezinho e Luciana, confirmam que a permissão para colocação de faixas é atribuição de Maurício ou de Maria José.
Procurada pela reportagem, Maria José negou que trate da colocação de faixas. Informada de que a reportagem possui uma gravação dela, afirmou que eventualmente pode ter pedido um ofício.
O administrador Arlindo Afonso Alves não atendeu a reportagem. Segundo a secretária Carmen, Maurício do Nascimento, apesar de atender no telefone 264-2778, da regional, não trabalha ali.

Texto Anterior: Hospital fecha rua na Mooca
Próximo Texto: Lojas ocupam terrenos públicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.