São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Vilões são sol e produto químico

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos pacientes do cirurgião Robert Bloch tem mais de 50 anos, pois a magreza das mãos e as sardas se destacam com a idade. Algumas mãos, no entanto, envelhecem precocemente, como aconteceu com a professora M.A., que fez a cirurgia com 44 anos.
"Tinha as mãos enrugadas e isso me incomodava", diz. "Em uma hora estava tudo resolvido."
Iraci Herrmann, 75, fez a cirurgia quatro anos atrás. "Eu tinha a pele seca e minhas mãos pareciam mais velhas que meu rosto", diz.
"Sempre que podia, eu tentava escondê-las." Segundo o cirurgião Bloch, Iraci fez apenas o lifting, um estiramento da pele. Ela deverá passar agora por uma segunda cirurgia para o tratamento da artrose e aplicação de gordura.
"O sol em excesso e os produtos químicos são os principais culpados pelo envelhecimento das mãos", diz Herbert Gauss Júnior.
O perigo maior mora na cozinha, os detergentes e todo o arsenal de produtos de limpeza. Só enfrente a pia e o assoalho protegido por luvas, recomendam os médicos.
Além da luva e do filtro solar, a "a recomendação é manter a pele da mão sempre hidratada com cremes", diz Gauss.
No trabalho, os cuidados com as mãos devem ser redobrados. Robert Bloch, que diz já ter feito 10 mil cirurgias reparadoras, afirma que "a mão é a maior vítima dos acidentes de trabalho em São Paulo". Nunca se aventure em equipamentos novos sem o devido treinamento, ele recomenda.
(AB)

Texto Anterior: Plástica decreta fim da mão envelhecida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.