São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GULA

DA REPORTAGEM LOCAL

O tradicional feijão é uma das receitas que deve voltar com maior frequência à mesa nesses novos tempos recessivos.
Wilma Kovesi, dona de uma escola de cozinha, dá a receita do preparo. Como dica, ela recomenda usar a cebola para refogar (fica com sabor mais adocicado) ou colocar palmitos em pedaços ao cozinhar o grão (o feijão fica com uma textura especial).
Ingredientes: 1 xícara de feijão cru, escolhido e lavado, 2 xícaras de água fria para deixar de molho, 1/2 litro de água para cozinhar os grãos, 2 pedaços pequenos de toicinho defumado, 1/2 folha de louro, 1/2 dente de alho picado, 1 colher de sopa de óleo, 1/2 colher de sal.
Como fazer: escolha o feijão, lave-o e deixe-o de molho com água. Após oito horas de molho, jogue a água fora e coloque numa panela de pressão o feijão, a água, o toicinho e o louro.
Tampe e deixe em fogo moderado até pegar pressão. Abaixe para fogo lento e deixe cozinhar por 30 minutos. Tire o vapor, abra a panela e veja se o feijão está cozido. Se ainda não estiver cozido, coloque um pouco mais de água e cozinhe por 15 minutos com a panela apenas tampada.
Para refogar, aqueça o óleo numa frigideira, junte o alho e deixe dourar. Junte o sal e duas conchas de grãos. Amasse um pouco com a concha e deixe ferver um pouco.
Despeje na panela, corrija o sal e deixe ferver em fogo lento por cerca de 20 minutos ou até o caldo engrossar.

Texto Anterior: LUXÚRIA
Próximo Texto: Veja se você pode sobreviver ao novo pacote
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.