São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Alta dos juros afeta o setor

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A alteração nas taxas dos juros está mexendo com os índices usados para os financiamentos de casas pré-fabricadas.
O BankBoston, que está iniciando o processo de financiamento para esse segmento, já decidiu adiar o início das operações com prestações pré-fixadas.
Segundo Marcos Cesarini, 33, gerente de produtos do setor imobiliário do banco, a preocupação é em relação ao prazo de manutenção dos juros no atual patamar.
Cesarini afirma que, se os juros continuarem altos, o banco terá de mexer no índice fixado em 15% ao ano mais reajuste pela TR (Taxa Referencial) para as prestações pós-fixadas.
Apesar das variações que estão ocorrendo nas taxas, Cesarini diz acreditar que as vendas de casas pré-fabricadas tendem a crescer.
Para ele, quem investe dinheiro numa casa não o faz por impulso. "Desde o primeiro momento, tudo é muito planejado."
Sérgio Luiz da Silva Lima, 34, operador comercial da Losango, também está preocupado. No caso da Losango, o impacto foi maior.
"Nós estávamos trabalhando com juros de 5,5% ao mês para financiamento de casas pré-fabricadas. Hoje, falamos em 9%."
Para ele, esse aumento nas taxas deve trazer consequências negativas para o mercado imobiliário.
"As pessoas vão pensar duas vezes antes de fazer um financiamento. Com as taxas variando dessa maneira, fica difícil oferecer um bom negócio", afirma.

Próximo Texto: Preço deve ficar estável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.