São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cuidado com irresponsabilidades

Muitas vezes, principalmente em casos de doenças crônicas ou terminais, os pais se perguntam se devem deixar o tratamento médico tradicional para optar por técnicas ditas alternativas.
Embora essas dúvidas sejam compreensíveis, uma vez que lidam com um sentimento fundamental na vida, a esperança, temos que pensar adequadamente antes de tomar uma atitude que pode prejudicar o paciente.
Deixar um tratamento comprovado a partir de mecanismos de controle de avaliação bastante rígidos -como acontece na medicina tradicional- por métodos ainda em estudo ou avaliados de maneira frouxa é, no mínimo, irresponsabilidade.
As chamadas terapêuticas alternativas não obedecem aos requisitos que a ciência moderna preconiza. A "antiguidade" de determinadas técnicas não implica eficiência, nem credibilidade, porque, convenhamos, os últimos 2.000 anos proporcionaram uma significativa melhoria nas condições gerais de saúde.
. Francisco B. Assumpção Jr.

Francisco B. Assumpção Jr. é diretor do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP

Texto Anterior: tratamentos alternativos
Próximo Texto: saia leve para o verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.