São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A dupla militância amorosa

XICO SÁ

"Por que não escreves sobre a figura da amante, o papel de uma 'outra', os amores paralelos, senhor colunista?"
Somente agora, com algum atraso, atendo ao pedido do leitor Virgílio Brandão, que sempre assina as suas mensagens eletrônicas com a rubrica "cavalheiro solitário do Copam", faraônico edifício do centro de São Paulo.
Nunca sei quando o nosso dantesco missivista fala sério ou se desmancha em ironias. De qualquer modo, ele conta ter vivido o drama da "dupla militância", o velho dilema do lar contra a rua. Parece alguém que conhece as dores do mundo, esse Virgílio.
Nada mais oportuno do que recomendar a edição revista e ampliada de 'À Outra (estudos antropológicos sobre a identidade da amante do homem casado)", de autoria de Mirian Goldenberg.
Com relatos verídicos de esposas, maridos e amantes, o livro traça toda a simbologia desse emaranhado sentimental e exibe o efeito Brahma x Antarctica -a luta pelo papel de número 1.
Sem verdades definitivas, Goldenberg deixa com os próprios entrevistados a missão de desmistificar certos clichês, como a "doce vida" da amante (motel, banhos de champanhe, coração selvagem, sexo na escadaria...) e o "inferno" da dona de casa (pizza e tédio à domicílio no domingão).
Ana, uma das depoentes, viveu os dois mundos: foi "esposa" traída e depois amante. Certamente aprenderemos muito, caro Virgílio, com o relato.
Ela fala do sexo "funcionário público", do casamento ao medo de ficar velhinha sendo "a outra". Drama, meu caro, arranjos conjugais, inferno, purgatório e paraíso da possessividade.
Agora, só resta deixar para a hora da macarronada com frango, na casa da sogra, a reflexão do velho Reich: "Muitas vezes, a cura de um casamento infeliz é a infidelidade conjugal".

e-mail: xico@uol.com.br

ONDE ENCONTRAR
Livro "A Outra", de Mirian Goldenberg. Editora Record, R$ 15.

Texto Anterior: pisantes sempre bem tratados
Próximo Texto: Consciência, cidadania
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.