São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantas em foco

MARCELO LIMA

À noite, a iluminação artificial pode redesenhar o jardim
Iluminação artificial, realizada com critério e equipamentos adequados, confere um novo visual aos jardins à noite.
A luz artificial permite ao paisagista redesenhar o próprio jardim, valorizando pontos de interesse e disfarçando imperfeições, aparentes à luz do dia.
Além disso, a iluminação artificial permite delimitar o espaço, orientar a circulação e criar contrastes nos jardins, intercalando áreas claras e escuras.
"Quando não iluminado, todos os detalhes do jardim que podem ser observados durante o dia se perdem", afirma o paisagista Roberto Riscala.
Segundo José Carlos Bartolomeu, da Espaço 2, loja especializada em iluminação de jardins, o volume, a textura e a cor da vegetação devem ser considerados na hora da escolha dos equipamento e na definição dos efeitos.
A dimensão da área a ser iluminada é também determinante. Para grandes superfícies, o ideal é trabalhar com refletores de maior alcance, equipados com lâmpadas mais potentes. Já para os vasos e pequenos canteiros, os projetores menores, com facho direcionado, são indicados para realçar detalhes.
É fundamental trabalhar com equipamento resistente às condições externas e com lâmpadas que reproduzem bem as cores para não distorcer o colorido natural das plantas.
"O principal objetivo da iluminação nos jardins é produzir efeitos. O equipamento deve se integrar, sem interferir na paisagem", diz Bartolomeu.
A fixação do equipamento envolve também cuidados especiais. O ideal é abrir uma pequena clareira no local onde a peça vai ser instalada para não danificar as plantas. Trabalhar com folga na fiação de alimentação dos aparelhos aumenta ainda mais as possibilidades de iluminação.
"Dessa forma, empregando o mesmo equipamento, é possível variar o posicionamento das peças, obtendo várias situações diferentes", explica Riscala.

ONDE ENCONTRAR:
Espaço 2 - Assessoria e Projetos de Iluminação: r. Domingos Antônio Ciccone, 176, Morumbi, região sudoeste. Tel: 548-7436.
La Lampe - projetos e equipamentos para iluminação de jardins: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1258, Jardim Paulista, região sudoeste. Tel: 282-4055
Light Shop - peças e equipamentos para jardins: rua João Cachoeira, 695, Itaim BiBi, zona sudoeste. Tel: 829-0042

Texto Anterior: A corrida do tênis
Próximo Texto: Como iluminar seu jardim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.