São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Tanques nas ruas; Inimigos cordiais; Preconceito no Planalto; Mamãe está brava; Hora de trabalhar; Amigo da onça; Tomando o pulso; Conversa fiada; Aviso federal; Empreiteiras tristes; No vácuo da crise; FHC, o cândido; Tucanos x pefelistas; Contestado pefelista; Itamar na mira; Gente que faz; Ministro trapalhão

Tanques nas ruas
De Maluf a Newtão (MG), passando pelos governadores do PSDB, todos prometem estar em Brasília na quarta, para ajudar a aprovar a reforma administrativa. Ontem, José Aníbal (SP) contava entre 320 e 350 votos a favor.

Inimigos cordiais
Um dia depois de ter chamado FHC de "entreguista e desastrado", Ciro Gomes encontrou o presidente no casamento da filha de Itamar. Cumprimentaram-se de modo seco e rápido, sem disfarçar o mal-estar recíproco.

Preconceito no Planalto
O namoro de Paulo Henrique Cardoso e Thereza Collor deixou de ser assunto familiar e virou problema de governo. No Planalto, se diz que a associação dos nomes deixa a impressão de que é tudo farinha do mesmo saco.

Mamãe está brava
Em conversa com amigos sobre o namoro Paulo Henrique com Thereza Collor, a intelectual Ruth Cardoso tem dito que, se era para arrumar problema, o filho dessa vez "caprichou".

Hora de trabalhar
Operador de Paulo Maluf na Câmara, Severino Cavalcanti (PPB-PE) viajou na sexta com a família para a Grécia. Levou uma dura do ex-prefeito e prometeu voltar amanhã só para votar a reforma administrativa na quarta.

Amigo da onça
Maluf está sob observação governista. Às 10h de quarta última ele prometera apoiar o texto em votação da reforma administrativa. Às 12h, o PPB minguou no plenário. "Traiu mais rápido do que Judas", diz um tucano.

Tomando o pulso
O arrastão governista na Câmara começa hoje, tentando colocar 52 deputados em plenário, para compensar a falta de quorum de quinta passada. E checar se o humor das bancadas mudou depois da crise das Bolsas.

Conversa fiada
No Planalto, há quem enxergue um aspecto positivo nas críticas de ACM ao aumento do IR: impediu que a oposição em geral, e que Lula em particular, levantassem a mesma bandeira.

Aviso federal
Os tucanos paulistas já dão como certo que Covas não receberá o montante que reclama do Planalto devido à perda do Estado de São Paulo com a lei de isenção de ICMS sobre as exportações.

Empreiteiras tristes
O aumento dos combustíveis matou o Fundo Rodoviário, proposta em tramitação no Congresso. A vantagem para o governo é que entrará no Tesouro um recurso que não está vinculado a uma área, como a CPMF.

No vácuo da crise
Quanto maior a dificuldade de FHC, melhor para ACM. Ainda mais se os pefelistas puderam faturar bandeiras oportunistas como essa contra o aumento do IR.

FHC, o cândido
FHC continua escrevendo para os principais líderes mundiais sobre uma nova ordem econômica. Mas acha que é coisa "para o próximo século", segundo tem dito a parlamentares.

Tucanos x pefelistas
A bancada baiana na Câmara descobriu que o Ceará, do PSDB, recebe mais investimentos federais do que a Bahia, do PFL. Só neste ano, segundo as contas, cada cearense já recebeu três vezes mais do que cada baiano.

Contestado pefelista
Rusga no PFL: Pernambuco não abre mão da vaga de Gustavo Krause (Meio Ambiente), que o Planalto gostaria de utilizar para acertar a composição eleitoral em outro Estado do Nordeste.

Itamar na mira
ACM não perdoa. A exposição sobre a história do Senado tem fotos de todos os últimos presidentes. Menos de Fernando Collor e de Itamar Franco, velho desafeto do senador baiano.

Gente que faz
O gabinete de José Andrade Vieira (PTB-PR) não definiu como se referir ao ex-dono do Bamerindus. Como no item profissão ninguém sabe o que escrever, fica "ex-banqueiro".

Ministro trapalhão
Carlos Albuquerque (Saúde) ficou mal também com FHC ao criticar a lei que prevê distribuição grátis de remédios a doentes de Aids. Sarney é o autor, mas foi FHC quem sancionou o projeto.

TIROTEIO
De Padre Roque (PT-PR), sobre o fato de Sarney estar criticando o pacote fiscal de FHC:
- A situação se inverteu de tal forma que tem esfarrapado falando mal de roto.

Próximo Texto: Bicão de honra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.