São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo do AM pede exumação de corpo

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM APUÍ (AM)

O secretário da Justiça do Amazonas, Félix Valoir Coelho, vai pedir hoje a exumação do corpo do agricultor Elizeu Oliveira da Silva, 28, encontrado morto na delegacia de Apuí (445 km ao sul de Manaus) há uma semana.
Coelho esteve ontem em Apuí acompanhado por uma comissão do governo estadual e pelo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Amazonas, Alberto Simonetti, para levantar informações sobre as investigações e sobre o Judiciário local.
"A prioridade é exumar o corpo, para que seja feita nova necropsia. Vamos agilizar a autorização judicial e enviar uma equipe de legistas", disse Coelho.
Segundo ele, a exumação deve ocorrer até a próxima semana. O corpo deve ser levado para Manaus, onde será examinado por peritos da Polícia Civil e da Polícia Federal.
Divergências
Segundo o primeiro laudo, feito em Apuí e assinado pelo promotor Marcelo Pinto Ribeiro, pelo médico Sidrônio Timóteo e Silva e pelo delegado Lércio Rodrigues, o agricultor teria se suicidado, enforcando-se com um cordão, após ter sido preso.
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), a CPT (Comissão Pastoral da Terra) e o sindicato rural da região contestam essa versão.
Eles dizem que Silva foi espancado e enforcado.
O secretário também determinou que fosse localizado Sebastião Pantoja, que, no dia da morte de Silva, estava preso na cela ao lado, mas não depôs no inquérito.
Pantoja seria ouvido ainda ontem pelo delegado Luís Humberto Monteiro, diretor da Divisão de Polícia do Interior, enviado a Apuí para acompanhar o inquérito.
Novo juiz
"Amanhã (hoje), temos de pedir ao Tribunal de Justiça a nomeação com urgência de um juiz. Depois, a exumação", disse Coelho.
Apuí não tem juiz desde o último dia 9 de novembro, quando o antigo titular, Edson Pereira de Souza, foi transferido.
Desde então, o juiz do município vizinho de Novo Aripuanã, Joaquim Almeida de Souza, responde pelas duas comarcas.
Almeida de Souza esteve em Apuí uma única vez, na semana passada. Ficou de voltar à cidade no dia 12 de dezembro.
Acompanharam ontem o secretário de Justiça o juiz Flávio Pascarelli, representante do Tribunal de Justiça, e o procurador David Carramanho, do Ministério Público.

Texto Anterior: Vendas renderam US$ 23,7 bi
Próximo Texto: Para entender o caso Apuí
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.