São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centésimos separam atletas do Mundial

FERNANDO ITOKAZU e FERNANDA PAPA

FERNANDO ITOKAZU; FERNANDA PAPA
DA REPORTAGEM LOCAL

A última seletiva para obtenção de índice para Austrália acontece a partir de hoje no Rio de janeiro

Centésimos de segundos separam alguns nadadores de integrar a delegação brasileira que vai ao Mundial de natação, entre 12 a 18 de janeiro em Perth, na Austrália.
Esses atletas precisam garantir os índices para a disputa na última tentativa que a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) promove entre hoje e sábado, nas piscinas do Fluminense, no Rio de Janeiro.
Até agora são 11 os nadadores garantidos para as provas de piscina, além de Paulo Torres (Paulistano) e Celina Endo (Corinthians), classificados para a disputa em águas abertas, com 25 km de distância.
Um terceiro nome será conhecido no dia 14 de dezembro, quando o campeão da Travessia de Camboriú (SC) assegurará mais um lugar nas águas abertas do Mundial, mas para a prova de 5 km.
Coaracy Nunes, 59, presidente da CBDA, estima que a delegação da natação vá à Autrália com cerca de 20 atletas. "Junto com o pólo aquático e os saltos ornamentais, levaremos o maior grupo brasileiro depois de Olimpíada e Pan-Americano", disse Nunes.
Se mais algum nadador se classificar, será a maior delegação brasileira na natação desde o Mundial de 1986, em Madri (Espanha). Naquela ocasião, o Brasil foi representado por 25 nadadores.
Segundo o diretor técnico, Ricardo de Moura, os atletas com mais chances de conseguir os índices são Laura Crespo, nos 100 m costas, Maurício Cunha, nos 100 m borboleta, e Leonardo Costa, nos 200 m costas.
Laura (AABB de Campos), que nada hoje, ficou a 5 centésimos do índice (1min04s13) no Troféu Brasil, em outubro.
Leonardo Costa (Fluminense) chegou mais perto, precisando de apenas 3 centésimos para o índice (2min02s47). Ele nada amanhã.
Maurício Cunha (Tijuca) está um pouco mais distante do índice (1s51), mas é mais experiente e já participou de Mundiais.
Duelo
Além dos 100 m costas, acontecem hoje as provas de 400m medley, 200 m peito e 50 m livre. Todas no masculino e feminino.
A prova que deve ser mais disputada é os 50 m livre masculino.
Três atletas alcançaram o índice de 23s09: Fernando Scherer, Ricardo Dornellas e André Cordeiro.
Como a Federação Internacional de Natação (Fina) só permite dois nadadores por prova, por enquanto nadam Scherer e Dornellas.
Eles têm respectivos 22s62 e 22s82 contra 23s02 de Cordeiro, que está pré-classificado para nadar o revezamento 4 x 100 m livre.
A seletiva termina sábado, mas a CBDA pode permitir, no domingo, uma nova tentativa ao atleta que ficar muito próximo do índice.

Texto Anterior: Pelé desafia Fifa e vai à festa do sorteio
Próximo Texto: Reserva tem vaga ameaçada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.